Conteúdo da Notícia

Corregedoria-Geral da Justiça realiza inspeção no 12º Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza

Corregedoria-Geral da Justiça realiza inspeção no 12º Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza

Ouvir: Corregedoria-Geral da Justiça realiza inspeção no 12º Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza

A Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará iniciou, nesta segunda-feira (15/01), inspeção no 12º Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza, localizado no Núcleo Jurídico da Faculdade Integrada do Ceará (FIC). O corregedor-geral, desembargador Francisco Darival Beserra Primo, reuniu-se com a juíza em respondência pela unidade, Helga Medved, e com toda a equipe da Vara, para dar instruções a respeito das ações a serem desempenhadas.
“A Corregedoria recebeu muitas reclamações desta unidade, principalmente em relação à produtividade. Por isso estamos aqui para examinar as dificuldades, as carências e deficiências da unidade jurisdicional, bem como fiscalizar os serviços”, explicou o corregedor-geral durante a abertura dos trabalhos.
O magistrado acrescentou que o “juiz tem que ser honesto e ter rigor no exame de processos, fazer bons despachos e prolatar boas sentenças, e deve ser acima de tudo produtivo, apresentar uma produtividade rápida, ágil e eficiente, indispensável para uma boa prestação jurisdicional”.
A juíza Helga destacou a importância da visita do corregedor-geral às unidades judiciárias do Estado. “O corregedor, desembargador Darival, se faz presente nas varas, dialoga com juízes e servidores. Essa orientação é importante para nos ajudar a trabalhar de forma mais segura”.
Presente à reunião, a vice-diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Ijosiana Cavalcante Serpa, corroborou com as palavras da magistrada. “A presença do corregedor-geral nas unidades é um grande diferencial. É muito importante esse apoio, essa conversa com os juízes e servidores. É bom saber que não estamos sozinhos e que podemos contar com a Corregedoria, que nos auxilia nas boas-práticas”, disse.
Os trabalhos de inspeção estão sendo conduzidos pelos juízes auxiliares da Corregedoria, Ernani Pires Paula Pessoa Júnior, Flávio Vinicius Bastos Sousa, Roberto Soares Bulcão Coutinho e Henrique Lacerda de Vasconcelos. Após a conclusão das atividades, será apresentado ao Conselho Superior da Magistratura relatório circunstanciado instruído, em que constará o resumo de todo o trabalho desenvolvido e providências a serem adotadas.
A Corregedoria-Geral é um órgão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) que tem competência para fiscalizar, orientar e aprimorar os serviços judiciais e extrajudiciais prestados à população, bem como zelar pela regular conduta dos juízes e servidores.