Conteúdo da Notícia

Corregedoria da Justiça realiza inspeção na 11ª Vara Cível de Fortaleza

Publicado em: 03-08-2017

A Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará está realizando, nesta quinta-feira (03/08), inspeção na 11ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza, localizada no Fórum Clóvis Beviláqua. Ao iniciar os trabalhos, o corregedor-geral, desembargador Francisco Darival Beserra Primo, juntamente com os juízes auxiliares da Corregedoria, Ernani Pires Paula Pessoa Júnior e Flávio Vinícius Bastos Sousa, e o diretor do Fórum, juiz José Ricardo Vidal Patrocínio, reuniu-se com a equipe da unidade, para explicar como é feita a fiscalização e a importância desta para aprimorar os serviços judiciais.

O desembargador ressaltou que, com a crescente demanda judicial e o grande acervo de processos nas unidades, uma das preocupações do Conselho Nacional de Justiça e das Corregedorias estaduais tem sido acompanhar a produtividade dos magistrados e a boa gestão das unidades judiciais. “A magistratura é um sacerdócio, exige, além de virtude e ideal, dedicação e renúncia, para que se possa oferecer à sociedade o que ela espera de nós”, afirmou.

A juíza Francisca Francy Maria da Costa, titular da 13ª Vara Cível, esteve presente na reunião por estar respondendo pela 11ª unidade durante as férias do titular, juiz Washington Oliveira Dias. Além da 11ª Vara, outras oito unidades serão inspecionadas durante o mês de agosto na Capital, entre Varas Cíveis, da Fazenda Pública e Juizados Especiais. A seguinte será a 5ª Vara da Fazenda Pública, na próxima segunda-feira (07/08).

O calendário das inspeções está previsto no Código de Organização Judiciária do Estado e Regimento Interno da Corregedoria, além de atender à meta da Corregedoria Nacional de Justiça, que estabelece que as Corregedorias estaduais devem realizar, anualmente, correição em pelo menos 34% das unidades jurisdicionais, ainda que por amostragem.

VISITAS

Após a abertura dos trabalhos na 11ª Vara Cível, o corregedor-geral seguiu visitando, aleatoriamente, algumas unidades judiciárias no Fórum Clóvis Beviláqua e Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Fortaleza. Nesta sexta (04), o desembargador viajará pelo Interior visitando, informalmente, algumas comarcas.

A Corregedoria-Geral é um órgão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) que tem competência para fiscalizar, orientar e aprimorar os serviços judiciais e extrajudiciais prestados à população, bem como zelar pela regular conduta dos juízes e servidores.