Conteúdo da Notícia

Corregedoria apoia ações do CNJ no Mutirão Carcerário

Ouvir: Corregedoria apoia ações do CNJ no Mutirão Carcerário

21.09.09
A Corregedoria Geral de Justiça vem dando amplo apoio às ações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Ceará. Entre elas, estão o Mutirão Carcerário e a Semana Nacional de Conciliação ? Meta 2, conforme destaca o corregedor geral da Justiça, desembargador João Byron de Figueirêdo Frota.
?Além do trabalho nas varas, das inspeções e dos processos administrativos, de seus serviços específicos, a Corregedoria está coordenando o Mutirão Carcerário e é o órgão responsável pela Conciliação no Interior?, destaca.
Como exemplo dos esforços, o corregedor cita a participação do juiz corregedor auxiliar José Tarcílio Sousa da Silva como integrante da coordenação do Mutirão, acompanhando a força-tarefa diuturnamente.
A Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Ceará tem como missão orientar, disciplinar e fiscalizar a administração da Justiça de 1º grau, zelando pela eficiente prestação jurisdicional ao cidadão cearense.
Para dar seguimento a sua missão, a Corregedoria utiliza como instrumento a realização de correições – sendo estas gerais ou parciais – e inspeções nas comarcas e nas serventias judiciais e extrajudiciais do Interior do Estado e capital.
No período correicional é possível analisar como vem sendo feita a prestação jurisdicional, verificando se magistrados e servidores vem prestando um serviço satisfatório à comunidade na defesa do direito e da cidadania, sendo um momento para a coleta de sugestões ou reclamações visando ao aprimoramento da prestação jurisdicional.
Fonte: TJ/Ceará