Conteúdo da Notícia

Coral do Tribunal de Justiça completa 23 anos e ganha novo espaço

Coral do Tribunal de Justiça completa 23 anos e ganha novo espaço

Ouvir: Coral do Tribunal de Justiça completa 23 anos e ganha novo espaço

O Coral do Tribunal de Justiça do Ceara (TJCE) comemorou, nesta quinta-feira (20/09), 23 anos de criação e ganhou novo espaço para reuniões e ensaios, localizado no subsolo do Tribunal. Uma apresentação especial, com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Gladyson Pontes, foi o ponto alto do evento. O magistrado recebeu placa em reconhecimento ao apoio estrutural dado Coral.
“Recebo esta honraria em nome de todos os ex-presidentes deste Tribunal, que foram sensíveis e não mediram esforços no incentivo aos integrantes deste grupo, bem harmônico e perfeitamente sincronizado.” O presidente fez questão de parabenizar a todos, “que exercem essa atividade voluntária, levando alegrias aos gestores e servidores do Judiciário cearense, oxigenando nossa árdua atividade cotidiana”.
“Estamos hoje reunidos para celebrar a conquista da nossa sede, local que nos congrega para os ensaios que levam às brilhantes apresentações, e também comemorar os 23 anos do Coral, que, por meio dos nossos componentes, sempre lutou para manter-se vivo”, afirmou a coralista Ana Matos, mestre de cerimônia da solenidade.

A desembargadora Lisete Gadelha, a “madrinha do Coral”, destacou o talento dos integrantes do grupo, que “abrem as portas para a humanização deste Tribunal”. Já o chefe de Gabinete da Presidência do Tribunal, Alexandre Alencar, considerou “belíssimas as vozes das coralistas”. Ao todo, são 24 participantes.
PLACA
O descerramento da placa do novo espaço da Associação Cultural dos Coralistas do TJCE foi feito pelo presidente do Tribunal, pela desembargadora Lisete de Sousa Gadelha e pela maestrina Domísia Almeida (do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno). Antes, funcionava no antigo espaço do Tribunal Pleno, no segundo andar do Palácio da Justiça. A Associação foi criada em 26 de dezembro de 2016.
Em agradecimento “ao apoio e carinho direcionado ao coral”, a maestrina Domísia Almeida, fez a entrega de uma placa de agradecimento ao desembargador Gladyson Pontes. O chefe de Gabinete da Presidência, Manoel Alexandre Alencar, também foi homenageado e recebeu placa da coralista Rosa Laura de Oliveira Silva.
A desembargadora Lisete de Sousa Gadelha foi homenageada com um buquê de flores. “A desembargadora sempre comparece aos nossos eventos, nos incentivando, elogiando e, além disso, está à frente da nossa empreitada de gravação do CD”, reconheceu Fátima Aquino.
ORIGENS
O histórico do Coral foi lido pelo servidor Antônio de Pádua Oliveira Correia. Ele lembrou que o grupo surgiu na gestão do desembargador José Ari Cisne, em setembro de 1995. “Nasceu do esforço do Grupo de Trabalho do Memorial (GTM) que, na reconstrução da história do Judiciário cearense, se preocupou em desenvolver atividades de interação social e cultural no âmbito da Instituição”.
Já na gestão do desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido (2013/2014) foi feita a regulamentação por meio da Portaria nº 407/2013. Desde a criação, os regentes foram: José Carlos Ferrari Júnior (1995-2000), Júlio César (2000/2012) e, atualmente, a maestrina Domísia Sabina de Almeida, tendo como corregente Clairton de Moraes Santiago.
O objetivo do Coral é levar alegria servidores, por meio de visitas as salas (secretárias, Departamentos e Seções). Os coralistas se apresentam em solenidades oficiais do Judiciário, festivais, eventos regionais e nacionais.

Confira as fotos do evento na galeria.
COMPOSIÇÃO
VOZES GRAVES
Ana Matos Freitas
Ângela Márcia Fernandes Araújo
Antônio de Pádua Oliveira Correia
Enai de Sousa Torres
Fernanda de Morais Hyppólito Nunes
Hertz Gomes Fernandes Vieira
João Celmo Pinheiro de Andrade
João Helson Carvalho Franklin
Júlio César Martins Filho
Maria Fátima Aquino de Sousa
Maryane Xavier Carvalho
Mônica Sales de Mendonça
Stela Carmen Ferreira Lustosa
VOZES AGUDAS
Alba Maria de França Façanha Costa
Ângelo José Barbosa da Silva
Cristiane Lima V. Guilherme Rodrigues
Izabel Cecília Oliveira de Melo
Maria Cleocilda Batista
Maria Cristina Ramos Rosa
Maria de Fátima de Oliveira Guimarães
Maria José Alves de Mesquita
Milena Moreira de Goes Mendonça
Regina Cátia Nascimento e Silva
Rosa Laura de Oliveira Silva