Conteúdo da Notícia

Coordenadoria do TJCE firma parceria com SER VI para ações de combate à violência contra a mulher

Coordenadoria do TJCE firma parceria com SER VI para ações de combate à violência contra a mulher

Ouvir: Coordenadoria do TJCE firma parceria com SER VI para ações de combate à violência contra a mulher

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Secretaria Executiva Regional VI (SER VI) da Prefeitura de Fortaleza firmaram parceria para dar continuidade às ações de enfrentamento no bairro Messejana. Os detalhes foram discutidos, nessa terça-feira (28/05), entre a desembargadora Francisca Adelineide Viana, presidente da Coordenadoria, e o titular da SER VI, Renato Lima.

O referido bairro registra, na Capital, o maior índice de violência contra a mulher, segundo levantamento do Observatório de Violência Contra a Mulher (Observem), da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A desembargadora Adelineide Viana destacou que é preciso envolver diretores de escolas, professores, médicos, psicólogos e assistentes sociais nesse trabalho. Eles atuarão como agentes multiplicadores na conscientização dos moradores.

O secretário Renato Lima se comprometeu a mobilizar as mais de 100 escolas e as 24 unidades de saúde da Regional. Também disponibilizou sala para instalação do Núcleo Integrado de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, no prédio da SER VI, que fica na rua Padre Pedro de Alencar, 789, na Messejana.

A equipe da Coordenadoria visitará o local na próxima quarta-feira (05/06). A desembargadora Adelineide Viana afirmou que essa nova parceria como Município vai possibilitar maior integração dos órgãos governamentais e não governamentais no engajamento das ações de combate à violência.

O secretário disse que a Prefeitura procura criar política de acolhimento à população. “Trazer o Núcleo para a Regional fortalece o órgão e contribui para a solução de um problema crônico, que é o da violência contra a mulher”.

Também participaram da reunião no TJCE o secretário executivo da SER VI, Ésio Feitosa Lima; a diretora jurídica de Prerrogativas da Associação dos Defensores Públicos do Ceará (Adepec), Elisabeth das Chagas; e o promotor de Justiça do Núcleo de Gênero Pró-Mulher do Ministério Público do Estado, Anailton Diniz. Todos fazem parte do Núcleo Integrado de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. O grupo é composto, ainda, pelo Observem e pelo Instituto Maria da Penha.