Conteúdo da Notícia

Coordenação do Sistema de Juizados Especiais se reúne e faz plano de ações

Ouvir: Coordenação do Sistema de Juizados Especiais se reúne e faz plano de ações

A Coordenação Estadual do Sistema de Juizados Especiais do Ceará realizou, nesta sexta-feira (23/06), reunião na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) e em ambiente virtual para discutir diversos temas estratégicos visando o fortalecimento do Sistema. O encontro, que contou com a presença do coordenador, desembargador Francisco Gladyson Pontes, abordou cinco principais eixos de gestão: Estratégia, Governança, Inovação, Capacitação e Precedentes.

Participaram da reunião os magistrados dos Juizados da Capital e Interior e demais membros do Sistema. Na apresentação de cada eixo, os presentes debateram e trocaram experiências, além de definir uma cooperação entre os magistrados componentes, que vão criar grupos de trabalho visando o enriquecimento das discussões.

“A importância de encontros como este decorre da possibilidade de reunir os magistrados dos Juizados Especiais para pensarem juntos as melhorias e soluções necessárias com a finalidade de aprimorar o atendimento ao jurisdicionado que procura as unidades dos Juizados Especiais espalhados por todo Estado do Ceará”, disse o juiz Ângelo Bianco Vettorazzi, integrante da Coordenação do Sistema dos Juizados em Fortaleza e titular do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca do Crato.

No plano estratégico, foram marcadas oficinas para debater o diagnóstico atual, construir os objetivos estratégicos, definir indicadores e identificar e priorizar iniciativas. A primeira oficina ocorrerá no dia 7 de julho, seguida por outras nos dias 21 de julho, 4 e 18 de agosto. O objetivo é nortear as ações e alinhá-las com o Plano Estratégico 2030 do Tribunal de Justiça.

Entre vários temas, no plano da inovação foram discutidas soluções para as atermações, que é um dos meios de acesso à Justiça em que o cidadão propõe uma ação independentemente de estar assistido por um advogado.