Conteúdo da Notícia

Coordenação da Meta 2 faz apelo para que as partes compareçam às audiências

Ouvir: Coordenação da Meta 2 faz apelo para que as partes compareçam às audiências

17.09.09
“As pessoas que forem intimadas devem comparecer à Universidade de Fortaleza (Unifor) para tentar a conciliação. Mesmo que haja dificuldade, que já tenham participado de outras conciliações sem sucesso devem vir porque agora é outra situação”. Esse é o apelo do juiz Krentel Ferreira Filho, um dos gestores adjuntos da Meta 2, para que as partes envolvidas em algum dos processos selecionados se dirijam à Unifor, a fim de tentarem acordos para os seus casos.
O magistrado destacou a organização da Semana Nacional da Conciliação, que acontece no Escritório de Prática Jurídica da Unifor. “O Judiciário está demonstrando uma nova visão com relação à resolução de conflitos e a parceria com a Unifor está disponibilizando o espaço e o material humano. Tudo isso é um esforço para que a Justiça seja mais célere”, disse o juiz, ao relembrar que as partes têm direito a transporte gratuito para se locomoverem até o local das audiências.
“Não há demoras no atendimento. Os alunos da Unifor estão fazendo um trabalho muito bom e há uma equipe de juízes, promotores e defensores públicos à disposição. Então não há motivo para que as pessoas não compareçam”, complementou, ao enfatizar o caráter pacificador da conciliação.
O magistrado lembra que até mesmo as pessoas convocadas que não têm mais interesse nos processos devem também comparecer nem que seja apenas para comunicar à Justiça que desistiram da ação. “Nesses casos nós precisamos encerrar os processos”, destacou.
O argumento dele é que a possibilidade de conciliação, muitas vezes, chega a ser melhor para a sociedade do que uma decisão judicial. “Muitas vezes a sentença não acaba com o litígio entre as partes. A conciliação, além de resolver a questão judicial, também serve para selar a paz entre as pessoas”, enfatizou.
Fonte: TJ/Ceará