Conteúdo da Notícia

Comitiva do TJCE, MPCE e SOP visitam obras de reconstrução do Palácio da Justiça

Ouvir: Comitiva do TJCE, MPCE e SOP visitam obras de reconstrução do Palácio da Justiça

As obras de reconstrução do Palácio da Justiça avançam em ritmo acelerado. Na manhã desta quinta-feira (07/07), a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira acompanhou o andamento dos trabalhos, junto com o procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro e o superintendente de Obras Públicas (SOP) do Estado, Quintino Vieira. A visita foi guiada por engenheiros, arquitetos e profissionais de segurança, responsáveis pela obra.

Após andar pelos pavimentos do edifício-sede da Justiça estadual e cumprimentar os trabalhadores da construção civil, a desembargadora disse estar “honrada pelo esforço de cada um, do mais simples ao mais graduado, porque precisamos aqui do empenho de todos. Toda a família do Poder Judiciário está grata por contar com vocês. Agradeço primeiramente a Deus por estar conosco em todos os momentos, difíceis e de alegria, e ao Quintino, porque desde a primeira reunião que tivemos, enxergo nele a esperança, a tranquilidade e o ânimo para juntos, reconstruirmos o Palácio da Justiça. Obrigada pelo empenho”.

Acompanhando a desembargadora, o procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro ficou satisfeito em ver o andamento da obra. “Para nós que fazemos o Ministério Público é uma alegria perceber o avanço das obras do Palácio da Justiça. A recuperação do prédio simboliza a força e a resiliência do Poder Judiciário que vem superando importantes desafios na gestão da desembargadora Maria Nailde”.

A visita deu início pela cobertura do edifício, que antes do incêndio, abrigava o terceiro andar. Logo após, a comitiva conheceu a nova estrutura dos gabinetes da Presidência e dos desembargadores, que está sendo construída no segundo pavimento. Antes de entrar no prédio, a presidente do TJCE se reuniu com os engenheiros e o superintendente da SOP, Quintino Vieira, para avaliar os relatórios recentes da estrutura do prédio e os próximos passos da obra, como o piso e o forro.

Também estiveram presentes o titular e a gerente da Secretaria de Administração e Infraestrutura do TJCE, respectivamente, Pedro Ítalo Sampaio e Anita Maria da Silva.

RECONSTRUÇÃO
A nova sede do Palácio da Justiça contará com espaços de trabalho compartilhados (coworking), com estruturas seguindo normas e padrões de acessibilidade e segurança, além de sustentabilidade, com utilização de soluções com maior eficiência energética, cogeração de energia com placas solares e o reuso de água. Também possuirá sistema de renovação de ar, focando na saúde dos frequentadores e servidores do edifício.

PALÁCIO DA JUSTIÇA
Inaugurada em novembro de 1986, no Centro Administrativo do Cambeba, a sede do TJCE sofreu um incêndio no dia 6 de setembro de 2021 e teve parte das instalações comprometidas pelo fogo. Não houve vítimas e as chamas não chegaram a danificar processos judiciais, tendo em vista que mais de 90% do acervo já estavam digitalizados.

Para ver mais fotos, clique na GALERIA.