Conteúdo da Notícia

Comitiva do Estado do Pará conhece trabalhos da área de Execução Penal do Judiciário cearense

Ouvir: Comitiva do Estado do Pará conhece trabalhos da área de Execução Penal do Judiciário cearense

O modelo de trabalho realizado pelas Varas de Execuções Penais do Poder Judiciário do Ceará foi pauta de reunião entre autoridades do Estado do Pará que participaram, na quarta-feira (20/04), de visita técnica no Fórum Clóvis Beviláqua para conhecerem, de perto, os projetos das unidades judiciárias, além do modelo gerencial do sistema penitenciário do Ceará.

A comitiva foi recebida pela diretora do Fórum, juíza Ana Cristina Esmeraldo, pelo juiz coordenador da Área Criminal, Felipe Pergentino Maia, bem como pelos juízes titulares das Varas de Execuções Penais de Fortaleza, Raynes Viana (corregedor de presídios de Fortaleza e titular da 1ª Vara) e César Belmino (titular da 3ª Vara). “Foi um momento muito rico de troca de visão e atuação entre os agentes das instituições do Sistema de Justiça e do Executivo de ambos os estados”, disse a diretora do Fórum.

O juiz da Vara de Execução Penal de Belém, Deomar Barroso, ressaltou a importância da visita e destacou a fortalecimento e a integração entre as instituições. “Conhecemos os projetos e ideias do Tribunal de Justiça do Ceará para aprimorar conhecimentos e realizar um intercâmbio de ideias. O trabalho realizado aqui é de qualidade, humanizado, avançado e moderno”.

Na ocasião, o servidor Marcelo Cysne Linhares de Alencar, integrante do Núcleo de Apoio das Varas de Execução Penal, fez uma apresentação do programa “Um Novo Tempo”, da Justiça cearense, que reúne uma série de projetos de ressocialização das três Varas de Execução Penal de Fortaleza. A ação teve início em 2013, a partir de parcerias firmadas pelo Tribunal com instituições públicas e privadas e, entre suas iniciativas, está o projeto “Justiça de Portas Abertas”, que consiste em ressocializar cumpridores de penas nos regimes aberto, semiaberto e em livramento condicional, através da garantia de emprego e de acompanhamento às famílias.