Conteúdo da Notícia

Comissão planeja ações para cumprir as diretrizes do Plano de Gestão Documental no Fórum de Fortaleza

Comissão planeja ações para cumprir as diretrizes do Plano de Gestão Documental no Fórum de Fortaleza

Ouvir: Comissão planeja ações para cumprir as diretrizes do Plano de Gestão Documental no Fórum de Fortaleza

A Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) estuda ações para cumprir as diretrizes do Plano de Gestão Documental do Judiciário cearense, com foco para o Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), em Fortaleza. Nessa sexta-feira (29/03), a equipe também apresentou dados sobre o descarte de papel e os resultados positivos que a medida proporciona, como liberação de espaço físico e responsabilidade social e ambiental.
A reunião, conduzida pela desembargadora Maria de Fátima de Melo Loureiro, presidente da Comissão, teve a presença da juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, diretora do FCB. No encontro, ficou definido que o Fórum da Capital terá equipe responsável pelo descarte de documentos.
“A finalidade é alinhar as ações do Fórum, em relação ao tratamento e ao descarte de documentos administrativos e judiciais, aos procedimentos institucionalizados e utilizados pelo TJCE”, afirmou a juíza.
Também estiveram presentes à reunião, os desembargadores Francisco Gomes de Moura e Lisete de Souza Gadelha, membros da Comissão de Avaliação Documental.

DESCARTE NO TJCE
No TJCE, em 2019, houve dois descartes de documentos judiciais de 2ª Instância. O primeiro, em 14 de março, somou 1.190 kg de papel. São petições iniciais e intermediárias já digitalizadas e inseridas no processo eletrônico.
No segundo lote, descartado na última quarta-feira (27/03), foram 2.790 kg de papel. O material é relativo a pareces do Ministério Público e petições da Procuradoria-Geral e da Defensoria Pública, que fizeram a devida autorização.
No total, são 3.970 kg de documentos digitalizados e descartados, cuja destinação é a Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia, entidade com a qual o Tribunal mantém convênio de cooperação.