Conteúdo da Notícia

Comissão do Fórum inicia trabalhos para reduzir taxa de congestionamento nas Varas de Família

Comissão do Fórum inicia trabalhos para reduzir taxa de congestionamento nas Varas de Família

Ouvir: Comissão do Fórum inicia trabalhos para reduzir taxa de congestionamento nas Varas de Família

A comissão temporária “Metodologia de Análise e Melhoria da Performance”, do Fórum Clóvis Beviláqua, iniciou, nessa quarta-feira (20/11), os trabalhos para reduzir a taxa de congestionamento nas Varas de Família. A conclusão está prevista para 30 dias.

A equipe é composta por 11 integrantes, que passaram por processo seletivo, e três coordenadores. Além disso, conta com o apoio de 18 servidores das Varas de Família, sendo um de cada unidade.

A atividade consiste na atualização e retificação dos dados nos sistemas processuais, evitando que processos continuem a constar, indevidamente, nos índices de congestionamento das unidades. “É uma forma da Diretoria do Fórum auxiliar às varas no que diz respeito ao cumprimento da meta de redução da taxa de congestionamento, que consta no Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Ceará”, disse o secretário executivo do Fórum, Wilton Bessa.

Os servidores que participam da iniciativa passaram por cursode formação com carga de 7 h/a,sobre os procedimentos corretos para dar baixa em processos judiciais.

A força-tarefa já atuou nas Varas da Fazenda Pública e nas de Execuções Fiscais e Crimes contra a Ordem Tributária. Nessas ocasiões, foram baixados, respectivamente, 12.378 e 12.671 processos da taxa de congestionamento. Asações já haviam sido julgadas, mas ainda aguardavam algum procedimento.