Conteúdo da Notícia

Inscrições de processos para a Semana Nacional da Conciliação podem ser feitas até sexta-feira

Inscrições de processos para a Semana Nacional da Conciliação podem ser feitas até sexta-feira

Ouvir: Inscrições de processos para a Semana Nacional da Conciliação podem ser feitas até sexta-feira

As inscrições de processos para as audiências da VII Semana Nacional da Conciliação podem ser feitas até esta sexta-feira (22/11). Por meio do link “Quero Conciliar”, disponível no portal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), partes ou advogados podem cadastrar os autos para a pauta de conciliação. Outro meio de inclusão do processo na Semana é o Telejustiça (3216.6000) ou pessoalmente, nas recepções do TJCE e do Fórum Clóvis Beviláqua.

As audiências marcadas após essa data serão realizadas em outro momento, também por meio do link “Quero Conciliar”. O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal acompanha rotineiramente as solicitações dos interessados, seja na Semana Nacional da Conciliação ou em momentos posteriores.

Durante a Semana, será cumprido cronograma especificando as unidades e datas onde vão ocorrer as audiências. O objetivo é facilitar o comparecimento dos maiores litigantes da Justiça, que são as empresas de telefonia, operadoras de planos de saúde, financeiras, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e Companhia Energética do Ceará (Coelce).

Desde o dia 20 de outubro, já foram solicitadas mais de 694 sessões por meio do portal. Os processos são oriundos dos Juizados Especiais, Varas Cíveis e de Família, Gabinetes dos Desembargadores e do Interior do Estado.

FORÇA-TAREFA

A Semana Nacional da Conciliação ocorre de 2 a 6 de dezembro deste ano. Com o slogan “Quem concilia sempre sai ganhando”, a ideia central é disseminar a cultura de paz e do diálogo entre as partes. A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Nupemec, explica que o objetivo é utilizar a conciliação como melhor alternativa para reduzir a morosidade e fazer frente à quantidade crescente de processos que chegam ao Judiciário.