Conteúdo da Notícia

Comissão anuncia instituição organizadora de concurso para cartórios no Ceará

Comissão anuncia instituição organizadora de concurso para cartórios no Ceará

Ouvir: Comissão anuncia instituição organizadora de concurso para cartórios no Ceará

A comissão examinadora do concurso destinado ao preenchimento de delegações para serviços cartorários no Ceará anunciou, nesta quarta-feira (13/10), o nome da instituição responsável pela organização e realização do certame. O Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (Ieses), entidade sem fins lucrativos, de Santa Catarina, foi escolhido porque apresentou as melhores condições e tem experiência nesse tipo de seleção, afirmou a desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, presidente da comissão.
O coordenador de concursos do Ieses, Gilson Luiz Leal de Meireles, apresentou nesta quarta a sistemática de trabalho da instituição. Ele explicou que o órgão tem 14 anos de atuação em todo o país. Durante a reunião, a comissão iniciou a formatação do edital, que deverá ser publicado em até 15 dias, e o estabelecimento do calendário. A previsão é que o processo seletivo seja concluído em 1 ano.
Serão oferecidas cerca de 460 vagas para serventias extrajudiciais de todo o Estado. Poderão participar bacharéis em Direito ou aqueles que comprovem, pelo menos, dez anos no exercício de funções em cartórios. As provas serão realizadas somente em Fortaleza. As determinações constam na Resolução nº 81 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Os juízes José Krentel Ferreira Filho, Jacinta Inamar Franco Mota e Hortênsio Augusto Pires Nogueira, a promotora de Justiça Maria do Socorro Costa Brilhante, o advogado Paolo Giorgio Quezado Gurgel e Silva, o oficial de registro José Anderson Cisne e o oficial de notas José Evandro Melo Júnior também formam a comissão examinadora, definida no último dia 29 de julho.