Conteúdo da Notícia

Combate à corrupção II

Ouvir: Combate à corrupção II

11.12.2009 Opinião
A recorrência editorial ao tema justifica-se pela sua atualidade e importância no contexto nacional, infelizmente. O Brasil cresce em corrupção e o Brasil combate a corrupção, pelo menos. É difícil diagnosticar as origens, bem como avaliar a extensão de suas consequências socialmente nefastas. Quanto às origens, comprovadamente, a impunidade e a falta de transparência constituem terra fértil para os desvios de conduta e de recursos públicos.
Impulsionados pela indignação popular diante de sucessivos escândalos, são consideráveis os avanços no estabelecimento de legislação mais rígida e abrangente de combate à corrupção. Por outro lado, deixa muito a desejar a transparência na gestão dos atos de interesse coletivo. Um exemplo recente e bem próximo: nada justifica a Polícia Federal executar uma grande operação para desbaratar e prender membros de uma rede de corrupção que há anos se apropriava de recursos públicos destinados aos municípios cearenses de Eusébio, Aquiraz e Guaramiranga.
Por que a sociedade não pode saber os nomes dos presos na operação e quais falcatruas praticaram? Por que outras prefeituras não podem conhecer as empresas envolvidas nas fraudes e como agiam? Por que os prefeitos de Eusébio, Aquiraz e Guaramiranga se furtam a dar explicações e satisfação aos seus munícipes sobre as denúncias de corrupção? Por que a própria Justiça não dá ampla divulgação aos seus atos e processos? Por que todos se fecham em copas?
Como se vê, a falta de transparência é total e torna-se ainda mais incompreensível, quando, em outros estados, operações da Polícia Federal da mesma natureza, porém muito mais complexas e de maior volume, têm toda visibilidade sobre os fatos e autos do processo, através da mídia. Vide o exemplo do escândalo do Governo do Distrito Federal. Ao invés de prejudicar ou atrapalhar as investigações, a transparência, em todas as fases, respeitando-se os direitos dos envolvidos, resguarda as autoridades e o interesse público.