Conteúdo da Notícia

Comarcas do Interior se destacam na Semana da Conciliação

Comarcas do Interior se destacam na Semana da Conciliação

Ouvir: Comarcas do Interior se destacam na Semana da Conciliação

As Comarcas do Interior realizaram 9.974 audiências durante a X Semana Nacional da Conciliação, representando 70,15% do total de sessões promovidas em todo o Estado. Os dados foram atualizados na manhã desta terça-feira (08/12).
Entre as unidades que mais promoveram audiências, a que se destacou foi o Juizado Especial Cível e Criminal de Iguatu, com 632. A unidade conseguiu 334 acordos, representando 52,85%. Em seguida, a Vara Única de Solonópole, com 378 sessões e 147 casos solucionados. Em terceiro, ficou a 2ª Vara de Itapajé, com 306 efetuadas e 143 acordos.
As sessões conciliatórias compreenderam ações envolvendo questões relacionadas a instituições financeiras, concessionárias de energia elétrica, operadoras de saúde e de telefonia celular. Além de divórcio, pensão alimentícia, revisional de contratos bancários, entre outras.
A força-tarefa ocorreu entre dias 23 a 27 de novembro. É uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com todos os tribunais de justiça do Pais. O objetivo é promover a cultura do diálogo e solucionar o maior número possível de processos judiciais por meio da prática da conciliação e mediação.
Na Capital, foram realizadas 4.244 audiências. O destaque ficou com a Central de Conciliação do Fórum Clóvis Beviláqua que efetuou 642 audiências e solucionou 361 casos, representando 56,23% de sucesso. Em todo o Estado, foram realizadas 14.218 sessões de conciliação, obtendo 40,91% de acordos.
No Estado, a coordenação das atividades fica por conta do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O supervisor do Nupemec é o desembargador Francisco Gladyson Pontes, tendo na coordenação o juiz Carlos Henrique Garcia de Oliveira, e como diretor Márcio José Temóteo Horizonte Brasileiro.