Conteúdo da Notícia

Comarcas do Interior realizam ações para combater a violência contra a mulher

Ouvir: Comarcas do Interior realizam ações para combater a violência contra a mulher

A Comarca de Pereiro (328 km de Fortaleza) participa, em parceria com a Prefeitura local, da 1ª Campanha Municipal contra a Violência Doméstica e Familiar, que teve início no dia 15 deste mês. A ação prossegue até 8 de março e consiste na realização de palestras em escolas, divulgação da Lei Maria da Penha por meio de rádio comunitária, carros de som e a entrega de material educativo.

A inciativa integra o esforço da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, que vem incentivando juízes do Interior a promover ações de combate à violência, em parceria com instituições locais. A Coordenadoria tem à frente a desembargadora Francisca Adelineide Viana.

Entre julho e agosto do ano passado, o juiz Tiago Dias da Silva, titular da Comarca de Mucambo (298 km da Capital), realizou audiência pública com líderes comunitários e reunião com pais de alunos das escolas públicas para divulgação da Lei Maria da Penha, em parceria com a Secretaria de Educação do Município.

Outra ação desenvolvida no Interior foi o projeto “Desmistificando a Lei Maria da Penha”. Entre setembro e novembro de 2013, os magistrados da Comarca de Itapipoca (147 km da Capital) participaram de audiência pública e de debate na rádio local, para esclarecer dúvidas da população acerca do tema.

Em Barreira (76 km de Fortaleza), o Poder Judiciário local participou do projeto “Mulher viva a vida”, realizado pela Prefeitura entre agosto e novembro do ano passado. O objetivo foi desenvolver ações estratégicas para promoção dos direitos humanos nas escolas e na comunidade. Para isso, foram realizadas blitzes educativas nos principais pontos de acesso à cidade. O projeto também incluiu encontros com jovens para abordar assuntos como autoestima e sexualidade, exibição de filmes sobre a temática da mulher nas escolas, concursos de redação e desenho, festivais de música e a realização do seminário “O que é feminismo e a luta das mulheres no mundo para o alcance da igualdade”.