Conteúdo da Notícia

Chefe do Judiciário cearense recebe homenagem durante solenidade dedicada à Menina Benigna na ALCE

Ouvir: Chefe do Judiciário cearense recebe homenagem durante solenidade dedicada à Menina Benigna na ALCE

A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, foi uma das personalidades homenageadas, na noite desta quinta-feira (09/06), em sessão solene em alusão aos 81 anos do martírio e à beatificação da Menina Benigna. O evento ocorreu no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE).

A chefe do Judiciário estadual, que esteve entre as 32 pessoas agraciadas com certificado durante a cerimônia, entre religiosos, políticos e familiares da menina, destacou a importância da iniciativa. “Essa solenidade é, além de uma justa celebração da fé, uma exaltação à força da mulher cearense, simbolizada na figura da Menina Benigna, esta serva de Deus que vem se consagrando como símbolo de coragem e resiliência do povo cearense, tornando-se ainda fonte de inspiração da pureza, bondade e amor para todos nós”.

Aos 13 anos, em 1941, Benigna Cardoso da Silva foi morta após resistir a uma tentativa de agressão sexual em Santana do Cariri. Desde então, sua história tem sido recontada na região do Cariri, onde passou a ser reverenciada e a reunir, anualmente, milhares de devotos em peregrinação até ter seu processo de beatificação iniciado pela Diocese do Crato, em 2011. Mais de oito décadas depois, o pleito deve ser encerrado ainda neste ano pela Igreja Católica.

Também foram agraciados, via requerimento do deputado estadual Fernando Santana, a governadora do Estado, Izolda Cela; o ex-governador Camilo Santana; a titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana; o autor das Leis de Benigna na Assembleia Legislativa, deputado Nizo Costa; o prefeito de Santana do Acaraú, Samuel Cidade Werton; e o vice-prefeito daquele município, João Paulo Cabral Alves, representando os autores do livro oficial da Menina Benigna, além de outras autoridades.

Para ver mais fotos clique na GALERIA.