Conteúdo da Notícia

Centro Judiciário de Fortaleza planeja cronograma de atividades para 2023

Ouvir: Centro Judiciário de Fortaleza planeja cronograma de atividades para 2023

Novas diretrizes e cronogramas das atividades sobre conciliação e mediação de 2023 foram debatidos durante encontro realizado, nesta sexta-feira (10/03), pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Fortaleza (Cejusc) e os conciliadores judiciais. Auxiliares do Judiciário, os profissionais reforçarão as audiências virtuais conciliatórias no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB).

“O objetivo dessa reunião foi para explanação sobre os trabalhos e planejamentos do que realizaremos, por exemplo, de mutirões conciliatórios para 2023. Nossa missão é promover a paz, zelar pelo respeito e buscar o entendimento para facilitar a comunicação entre as partes”, disse a chefe do Cejusc de Fortaleza, Geanne Catunda.

Em 2022, o Cejusc de Fortaleza realizou 8.025 audiências e 2.046 acordos. Também promoveu dois mutirões, um voltado para a temática de ações que envolve saúde, e o outro para a execução de títulos extrajudiciais. A unidade conta com dois juízes coordenadores, Sirley Cintia Pacheco Prudêncio e Rômulo Veras Holanda.

ATRIBUIÇÕES
Os conciliadores e mediadores judiciais têm como algumas de suas atribuições: abrir e conduzir a sessão de conciliação ou de mediação, sob a orientação do juiz de Direito coordenador do Cejusc, auxiliando na construção do entendimento entre as partes; redigir o termo de audiência; certificar os atos ocorridos na sessão de conciliação ou de mediação, respeitando-se o princípio da confidencialidade; atender às normas internas do Judiciário; além de trabalhar de forma integrada e coordenada com a Instituição e manter os assuntos confidenciais em absoluto sigilo.