Conteúdo da Notícia

Central de Penas Alternativas de Maracanaú debate ressocialização de apenados

Central de Penas Alternativas de Maracanaú debate ressocialização de apenados

Ouvir: Central de Penas Alternativas de Maracanaú debate ressocialização de apenados

A Central de Apoio e Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas da Comarca de Maracanaú realizou, nessa sexta-feira (05/10), o segundo encontro com instituições que recebem cumpridores de penas alternativas.

Durante o evento, a equipe multidisciplinar da Vara de Penas Alternativas e Habeas Corpus da Comarca de Fortaleza abordou, principalmente, o papel das instituições parceiras no processo de ressocialização dos apenados.

Na ocasião, foram realizados cadastros e levantamento de dados de 28 escolas do Município de Maracanaú. Os dados auxiliarão a Central no encaminhamento dos apenados para a realização de serviços nesses estabelecimentos, de acordo com as necessidades.

Foram ainda apresentados e firmados termos de cooperação técnica, oficializando a parceria entre as instituições e a Central. O terceiro encontro está previsto para acontecer ainda neste mês.

Participaram do evento o secretário de Educação de Maracanaú, José Marcelos Farias Lima, e a diretora de Educação do Município, Ivaneide Antunes. A Central foi lançada pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) no dia 18 de setembro deste ano, juntamente com a Central de Apoio e Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas de Caucaia, com o Núcleo de Reinserção Social dos Cumpridores de Penas e Medidas Alternativas do Estado e com o Núcleo de Atendimento ao Homem Autor de Violência Doméstica contra a Mulher.

Todos os projetos são da Vara de Penas Alternativas e Habeas Corpus de Fortaleza, em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus). Os trabalhos também fazem parte do Programa de Fomento às Penas e Medidas Alternativas do Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça.