Central de Conciliação comemora na próxima segunda dois anos de criação
- 889 Visualizações
- 20-03-2009
A Central de Conciliação de 1º grau, no Fórum Clóvis Beviláqua, completa dois anos de criação na próxima segunda-feira (23/03) e reafirma o ideal do Poder Judiciário cearense de consolidar a cultura do diálogo como importante instrumento de resolução dos conflitos. Em 2008, das 852 audiências realizadas, obteve-se êxito em mais da metade, ou seja, 496 (58,22%) chegaram a uma solução consensual. Os bons índices repetiram-se durante a Semana da Conciliação: das 78 sessões conciliatórias foram registrados 59 acordos (75,64%).
O balanço positivo vem reforçar o processo de humanização da Justiça de 1º grau, ideal perseguido pela nova administração do Fórum Clóvis Beviláqua. O juiz diretor do Fórum, Francisco José Martins Câmara, pretende implementar diversas medidas direcionadas a dinamizar as ações da Central. A idéia é promover a conscientização da sociedade sobre a importância da conciliação, dar maior visibilidade às atividades desempenhadas pelos conciliadores e mobilizar juízes a se integrarem aos trabalhos do setor.
Entre as propostas, será recomendado aos magistrados das Varas de Família que enviem as ações de Alimento com despacho liminar arbitrando os provisórios. Será realizado, ainda, um cronograma de reuniões entre o coordenador da Central de Conciliação, Francisco Eduardo Torquato Scorsafava, e os juízes das Varas de Família e Cíveis para discutir a remessa dos processos ao setor.