Conteúdo da Notícia

Cejusc da Comarca de Maracanaú lança projeto “Conciliar é Legal”

Cejusc da Comarca de Maracanaú lança projeto “Conciliar é Legal”

Ouvir: Cejusc da Comarca de Maracanaú lança projeto “Conciliar é Legal”

O Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Maracanaú lança, no próximo dia 20 de setembro, o projeto “Conciliar é Legal”. A iniciativa visa incentivar as partes a solucionarem os conflitos de forma pacífica, por meio da mediação e conciliação. O evento ocorrerá no Salão do Júri, às 10h, no Fórum de Maracanaú.
“O Estado, por meio da figura do juiz, substitui a vontade das partes nas resoluções de conflitos. No entanto, o projeto estimula a solução dos conflitos por meio do diálogo e do bom senso entre os envolvidos. Queremos promover a cultura da conciliação e mediação”, explicou o coordenador do Centro, juiz Augusto César de Luna Cordeiro Silva.
Ainda conforme o magistrado, a iniciativa proporcionará maior “celeridade e tranquilidade na resolução dos processos, além da ampla liberdade no momento do debate e aceitação do acordo entre as partes”.
NÚMERO DE AUDIÊNCIAS
O Cejusc de Maracanaú ocupa o segundo lugar, no Estado do Ceará, na realização de audiências conciliatórias. A unidade efetivou 382 oitivas processuais, com 180 acordos. Em primeiro lugar, está o Cejusc da Comarca de Fortaleza com 2.469 audiências processuais, que resultaram em 763 acordos entre as partes. De janeiro a agosto deste ano, a Justiça estadual aumentou em 49% (12.514) o número de audiências de conciliação e mediação, comparado ao mesmo período de 2018 (8.349).