Conteúdo da Notícia

Ceará fica em 4º lugar em número de julgamentos na II Semana do Júri

Ceará fica em 4º lugar em número de julgamentos na II Semana do Júri

Ouvir: Ceará fica em 4º lugar em número de julgamentos na II Semana do Júri

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) foi o quarto tribunal do País a realizar mais sessões de júri popular durante a II Semana Nacional do Júri, realizada de 13 e 17 de abril deste ano. Com 240 julgamentos, o Ceará ficou atrás apenas dos tribunais de Goiás (318), da Bahia (293) e Pernambuco (270). O balanço geral foi divulgado nesta segunda-feira (27/04), pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Para a desembargadora Adelineide Viana, coordenadora da força-tarefa no Estado e gestora de metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), a colocação do Ceará foi satisfatório e reflete o compromisso de todos os agentes responsáveis pela mobilização.

Segundo ela, agora será realizado um balanço de quantos processos ficaram remanescentes e estão prontos para serem levados a júri. A magistrada explicou que ideia é promover, até setembro, uma ou duas semanas do júri em todo o Ceará.

A ação visa cumprir a meta estabelecida pela Enasp de julgar, até outubro deste ano, todos os processos de crimes dolosos contra a vida, com denúncia recebida até 31 de dezembro de 2009. “A gente quer acabar com essa sensação de impunidade e dar uma resposta mais rápida à sociedade. Esse é o nosso objetivo maior”, ressaltou.

NÚMEROS
Durante a II Semana Nacional do Júri, os tribunais das 27 unidades da Federação julgaram 2.689 processos contra acusados de crimes dolosos (com intenção) cometidos ou tentados contra a vida. Ao todo, 1.328 réus foram condenados e 878 foram absolvidos. O resultado, atualizado no último dia 23 de abril, supera o da primeira edição, quando 2.442 processos foram julgados.

Conforme informações do CNJ, como alguns tribunais ainda aguardam os resultados de varas que não foram informatizadas, o número de julgamentos deste ano ainda pode aumentar.