Conteúdo da Notícia

Cartilha online auxilia pretendentes nos processos de adoção da Justiça estadual

Publicado em: 10-09-2020

A Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Tribunal de Justiça do Ceará (Cejai-TJCE), em parceria com a equipe da Coordenação das Varas da Infância e Juventude de Fortaleza, desenvolveu cartilha online para ajudar pretendentes à adoção. O material tem como objetivo ampliar o acesso a informações relativas ao tema, facilitando a reflexão sobre os aspectos envolvidos no processo de adotar.

O documento traz informações sobre os aspectos legais de quem pode adotar e ser adotado, a documentação obrigatória, as etapas de habilitação e de adoção e fala sobre o funcionamento do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). Também aborda os aspectos emocionais e psicológicos envolvidos. Além disso, o material inclui indicações de obras, entre livros e filmes, que podem ajudar a compreender melhor o assunto.

A cartilha foi desenvolvida como complemento aos cursos de adoção realizados por meio de videoconferência no Interior, sendo enviada somente aos participantes dos treinamentos. A modalidade a distância começou a ser utilizada em substituição ao formato presencial durante a pandemia do novo coronavírus, com o intuito de dar continuidade aos trabalhos.

Assistente social da Cejai, Raquelina Arruda, afirma que a intenção é “propiciar uma reflexão sobre os aspectos envolvidos no processo de adoção, enfatizando a importância do preparo dos postulantes às necessidades das crianças”.

A servidora revela que, além da cartilha, estão sendo encaminhados para os participantes questionário de avaliação do curso e retorno tem sido positivo. “As avaliações estão sendo bastante positivas porque tem proporcionado um maior alcance de pretendentes que nos cursos presenciais, que tinham dificuldades de locomoção para a comarcas da região onde a capacitação acontecia”.