Conteúdo da Notícia

Carlos Alberto Forte destaca papel do Judiciário na construção de sociedade livre, justa e solidária

Carlos Alberto Forte destaca papel do Judiciário na construção de sociedade livre, justa e solidária

Ouvir: Carlos Alberto Forte destaca papel do Judiciário na construção de sociedade livre, justa e solidária

O desembargador Carlos Alberto Mendes Forte afirmou, durante discurso de posse nesta quinta-feira (10/03), que irá utilizar sua experiência na advocacia para “alargar a fila dos magistrados que, comprometidos com a ética, se dedicam a concretizar o papel constitucional do Poder Judiciário, na construção de uma sociedade livre, justa e solidária”.
Carlos Alberto Forte admitiu que sua missão como desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) não será fácil, mas que a desempenhará com compromisso. Destacou que seu ingresso no TJCE coincide com um tempo de muitas mudanças, entre elas, a reestruturação física, a ampliação do quadro de magistrados, de pessoal administrativo até a implementação do processo virtual, que trará “transparência de forma a conduzir o Judiciário do Ceará à modernidade”.
O novo desembargador falou ainda de seu respeito pela classe dos advogados. “Acredito que o advogado é essencial à administração da Justiça. O advogado traz a voz da sociedade”. Disse também que durante toda a sua vida profissional como advogado, constatou “a grandeza da qualidade dos magistrados cearenses, sua dedicação e compromisso, aspectos que certamente utilizarei de prumo na nova função que acabo de assumir”.
Ao encerrar, ratificou o compromisso ético com a magistratura, “que agora passo honrosamente a integrar, na construção de um ideal de Justiça pautado na decência, independência e coragem, sem nunca esquecer que a força do compromisso assumido é o caminho do êxito de todos os propósitos, procurando ter sempre por fundamento a sabedoria enaltecida nas palavras do Livro de Provérbios, por Salomão: !Sabedoria é a coisa principal, adquire, pois, a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição do entendimento”. “Bem-aventurado o homem que acha sabedoria e o homem que adquire conhecimento”.