Conteúdo da Notícia

Capacitação para pretendentes à adoção prossegue nesta sexta-feira no Tribunal de Justiça

Capacitação para pretendentes à adoção prossegue nesta sexta-feira no Tribunal de Justiça

Ouvir: Capacitação para pretendentes à adoção prossegue nesta sexta-feira no Tribunal de Justiça

A Comissão Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) continua promovendo cursos psicossociais e jurídicos para habilitação de pretendentes à adoção. Desta vez, o treinamento será destinado a candidatos das comarcas pertencentes à 6ª Zona Judiciária, que tem sede em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza.
A ação, que ocorrerá nesta sexta-feira (15/09), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, no Palácio da Justiça, em Fortaleza, é etapa indispensável para ingresso no Cadastro Nacional de Adoção (CNA). O objetivo é qualificar os pretendentes à adoção, abordando questões que envolvem desde o primeiro contato até a pós-adoção, ressaltando o relacionamento entre pais e filhos, além dos aspectos sociais, psicológicos e jurídicos. Após o precedimento, os interessados serão submetidos à avaliação psicossocial, com entrevistas e visitas domiciliares.
Participam da capacitação, membros do Ministério Público e profissionais com formação nas áreas de Psicologia, Serviço Social, Pedagogia e Direito, das ONGs de apoio à adoção Acalanto e Rede Adotiva. Após a conclusão, será fornecida certidão comprobatória de participação com validade em todo Brasil.
Na ocasião, servidores que atuam em unidades da 6ª Zona, que abrange 16 comarcas, e que trabalham com o cadastro de dados junto ao CNA receberão treinamento específico. A qualificação será ministrada pelo chefe da Seção de Cadastro de Adoção do Fórum de Fortaleza, Deusimar Rodrigues de Alencar.
Esse é o quarto encontro realizado pela Cejai, em conformidade com a Portaria nº 1.028, publicada no Diário da Justiça do dia 16 de junho, que prevê a capacitação em todo o Estado. O encerramento do ciclo ocorrerá em dezembro deste ano, o qual beneficiará interessados da 9ª Zona, sediada em Crateús.