Conteúdo da Notícia

Campanha para doação de sangue e cadastro de medula tem início no Fórum Clóvis Beviláqua

Campanha para doação de sangue e cadastro de medula tem início no Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: Campanha para doação de sangue e cadastro de medula tem início no Fórum Clóvis Beviláqua

O Fórum Clóvis Beviláqua iniciou, nesta segunda-feira (07/10), campanha para coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. A iniciativa é realizada em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).

Um posto de coleta está funcionando no andar térreo do Fórum, até o próximo dia 8 de novembro. Os trabalhos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

A assistente social do Setor de Captação de Doadores do Hemoce, Marina Lima, destacou a importância da implantação do posto. “Esperamos que esta ação dê muito certo, pois estamos com uma queda no estoque de sangue, que não está adequado para atender à demanda transfusional”, observou.

O primeiro doador foi o estagiário de Direito do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Thyago Alves. Ele ressaltou o ato como “um exercício da cidadania”. Outra vantagem destacada pelo estudante é a localização do posto. “Para os doadores desta região, fica contramão ir à sede do Hemoce [no bairro Rodolfo Teófilo]. Por isso, já deixei de doar outra vezes”, disse.

A iniciativa é mais uma ação de responsabilidade socioambiental realizada pela Campanha Fórum Sustentável. Na parceria com o Hemoce, o objetivo é estimular o exercício não só da cidadania como da solidariedade.

PARA DOAR

O doador de sangue deve estar bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos de idade, pesar mais de 50kg e exibir, na ocasião, um documento oficial com foto. Quem desejar se cadastrar como doador de medula óssea precisa estar na faixa etária dos 18 e 55 anos e não ter tido câncer.

Em ambas as situações, o candidato deve apresentar bom estado de saúde. Também é necessário preencher e assinar um termo de consentimento, disponível no posto de coleta.

O menor de 18 anos só pode doar sangue com autorização do responsável legal.