Conteúdo da Notícia

Campanha de Triagem Vocal tem início nesta segunda-feira

Campanha de Triagem Vocal tem início nesta segunda-feira

Ouvir: Campanha de Triagem Vocal tem início nesta segunda-feira

Campanha de Triagem Vocal começa nesta segunda-feira (15/07), a partir das 9h, na sede do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), no Cambeba. A iniciativa, do Setor de Fonoaudiologia do TJCE, faz parte das ações preventivas de saúde, promovidas pelo Departamento de Serviços Integrados de Saúde. O atendimento ocorrerá também nos dias 17 e 19 de julho, no horário de 9h as 14h.

A fonoaudióloga do Poder Judiciário, Camila Beviláqua Diniz Rolim, explica que alterações vocais podem ser consequência do envelhecimento da voz, chamado de presbifonia, mais comum em pessoas a partir dos 50 anos. “Ocorre a atrofia e o arqueamento das pregas vocais e a musculatura da laringe fica mais flácida, o que torna a voz trêmula, rouca, soprosa e com pouca projeção sonora”.

Ela diz ainda que é comum o indivíduo na terceira idade apresentar deficiência auditiva associada à dificuldade de falar, ocasionando sérios problemas de comunicação.

Camila Beviláqua destaca que mudanças na voz não são exclusivas do envelhecimento. Certas doenças neurológicas, como o Mal de Parkinson, também levam à degeneração da qualidade vocal.

Em virtude disso, ela ressalta a necessidade de procurar um especialista ao perceber alterações na voz. “O paciente julga que o problema de voz é normal e irremediável na velhice. Mas existe tratamento e a fonoterapia é um dos recursos utilizados com eficácia”.