Conteúdo da Notícia

Brígido assume TRE com discurso anticorrupção

Ouvir: Brígido assume TRE com discurso anticorrupção

Política 15.12.2009
O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, assumiu ontem o cargo com um discurso bem humorado, mas enfático contra a corrupção.
Durante a solenidade de posse, Brígido -o homem que vai comandar a realização das eleições 2010 no Ceará – fez referências a recentes escândalos políticos para exemplificar seu posicionamento. “Esse negócio de colocar dinheiro nas meias é uma vergonha“, disse Brígido. “Desse panetone eu jamais provarei“, completou, provocando risos na plateia que acompanhava a sessão solene no auditório do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE).
Sobre as eleições do ano que vem, Brígido afirmou que quer “manter a tradição do TRE-CE“ e, rígido, afirmou que quer dar transparência ao seu exercício no Tribunal. “Não tenho nada a esconder, não gosto de atos secretos“, afirmou. Sobre isso, disse ainda que o acompanhamento do Ministério Público, da imprensa e de toda a sociedade será importante para seu exercício de presidente do tribunal.
Minutos antes de discursar, Brígido comentou que um dos principais problemas, hoje, para o TRE-CE, diz respeito aos repasses vindos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo ele, o Ceará e outros Estados do Nordeste são preteridos pelo TSE na partilha de verbas. “Mas isso não nos afeta, porque nós superamos isso com criatividade. Agora, pretendo trabalhar para minimizar isso“, afirmou o desembargador. Segundo ele, os tribunais eleitorais de Estados com “mais imfluência politica“, como os de São Paulo, Minias Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, têm recebido mais atenção e recursos do TSE.
Brígido foi efetivado ontem no cargo que já vinha ocupando interinamente desde o dia 22 de outubro. No cargo, ele substitui a desembargadora Gizela Nunes da Costa, que deixou o cargo para se aposentar. Quem foi efetivado na vice-presidência e na Corregedoria do TRE-CE foi o desembargador Ademar Mendes Bezerra, que já ocupava os cargos interinamente desde a mesma data. Os mandatos de ambos têm duração de dois anos.
A solenidade de posse de Brígido foi prestigiada por diversas autoridades do Ceará, dentre elas o governador Cid Gomes (PSB), Domingos Filho (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa, César Asfor Rocha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ernani Barreira, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, e José Antônio Parente, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7). Também compareceram à posse o jurista Paulo Bonavides, o presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho (PT), o procurador regional eleitoral, Alessander Sales, o procurador do Estado, Fernando Oliveira, e o do município, Martônio Mont-alverne.