Conteúdo da Notícia

Por 35 votos, Roseno é eleito presidente da ACM

Ouvir: Por 35 votos, Roseno é eleito presidente da ACM

Política Pág. 18 12.12.2009
Se o desafio é dar celeridade ao Judiciário, que se melhore sua estrutura. Em um momento peculiar de cobranças ao Poder, é esse o discurso do juiz da 3ª Vara de Sobral, Marcelo Roseno, eleito, na tarde de ontem, presidente da Associação Cearense dos Magistrados (ACM) & entidade representativa de juízes e desembargadores no Estado. “A pressão não está vindo no mesmo ritmo que as condições de trabalho“, alegou. Após votação discreta, mas apertada, ele levou a disputa por apenas 35 votos de vantagem, desbancando a única adversária, Ana Cleyde de Souza (juíza Auxiliar de Fortaleza), por um placar de 196 a 161.
Questionado, entretanto, sobre a responsabilidade de cada juiz pelo aumento da produtividade da Justiça, Roseno admitiu que é preciso incentivar “o espírito coletivo” entre a categoria & não apenas no Interior do Estado, onde é comum verificar magistrados sem vínculo com o município. O jovem juiz de apenas 35 anos – que é irmão do ex-candidato a prefeito de Fortaleza, Renato Roseno (Psol) – insistiu, porém, que o Estado deve transformar o acesso à Justiça em política pública, tratada como prioridade.
Diferentemente do que ocorreu com as eleições para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – cuja campanha ganhou as ruas e chamou a atenção pelo acirramento -, o pleito da ACM repetiu o recato da própria entidade. Em parte, porque se tratam de duas instituições bastante diferentes: mais que uma entidade de classe, a OAB também possui outras prerrogativas, como regular a profissão do advogado e indicar um quinto de todos os tribunais integrantes do Supremo Tribunal Federal.
Tornar a ACM mais conhecida e presente nos debates relevantes para a população, aliás, deverá ser uma das tarefas do novo presidente, segundo ele próprio. “A sociedade ainda não percebe que também temos dificuldades. Que a morosidade da Justiça não é culpa apenas dos juízes. Ela precisa se tornar parceira“, argumentou.
Juiz há 12 anos, Roseno já assumia o posto de vice-presidente da ACM, ao lado do desembargador Ademar Mendes Bezerra, titular da entidade. O novo eleito comandará a Associação no biênio 2010-2011. A disputa com a chapa vencida, segundo ele, ficou para trás. “Vamos trabalhar juntos“, afirmou.