Conteúdo da Notícia

Balanço dos trabalhos para reduzir processos no Interior é destaque no “Judiciário em Evidência”

Balanço dos trabalhos para reduzir processos no Interior é destaque no “Judiciário em Evidência”

Ouvir: Balanço dos trabalhos para reduzir processos no Interior é destaque no “Judiciário em Evidência”

O “Judiciário em Evidência” desta semana traz um balanço da atuação do Grupo de Auxílio para Descongestionamento de Processos no Interior durante o ano de 2015. O entrevistado é o coordenador dos trabalhos, desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto.
Segundo o magistrado, foram julgados mais de 11 mil processos e proferidos mais de 700 despachos entre fevereiro e dezembro do ano passado. Sete juízes e oito servidores participaram das atividades. Ao todo, 19 comarcas do Ceará foram visitadas no período.
O desembargador ressalta que são analisadas todas as ações que estejam aptas para julgamento, independente de metas. “Nós temos competência absoluta na comarca. O que estiver pronto a gente julga, o que tiver para despachar, se despacha também. Mas antes eu sempre digo às secretarias: separem por assunto, porque fica mais fácil”, explica.
Para ele, o trabalho é de fundamental importância porque dá uma resposta à população. E as ações continuam este ano. Na semana passada, a equipe esteve em Juazeiro do Norte, onde foram julgados 1.161 processos. O objetivo dele é chegar ao final da gestão da desembargadora Iracema Vale com, pelo menos, 20 mil ações julgadas pelo Grupo de Auxílio do Interior.
O programa também traz reportagem sobre as ações desenvolvidas pelo Grupo de Auxílio para o Descongestionamento de Processos da Capital, que tem à frente a juíza Adayde Monteiro. A equipe, composta por 23 magistrados e 55 servidores, movimentou mais de 160 mil processos em 2015.
Você também vai saber mais sobre o processo de seleção para o primeiro curso de mestrado promovido pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). Tem ainda homenagem ao desembargador aposentado José Maria de Melo, que faleceu no dia 25 de dezembro do ano passado. O magistrado entrou para a história do Poder Judiciário cearense pelas realizações ao longo da carreira.
O “Judiciário em Evidência” será exibido neste sábado (30/01), às 18h30, na TV Assembleia; no domingo (31/01), às 12h15, na TV O Povo; e na segunda-feira (01/02), às 14h30, na TV Fortaleza.
CANAIS
TV Assembleia – canal 30 aberto e Multiplay
TV O Povo – canais 48 aberto e 23 da Multiplay
TV Fortaleza – canais 6 da Multiplay e 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.