Conteúdo da Notícia

Balanço da Central de Atendimento Judicial apresenta 616 mil atendimentos em 11 meses

Balanço da Central de Atendimento Judicial apresenta 616 mil atendimentos em 11 meses

Ouvir: Balanço da Central de Atendimento Judicial apresenta 616 mil atendimentos em 11 meses

A Central de Atendimento Judicial (CAJ), que concentra os serviços de consulta de informações processuais e administrativas, de protocolo e de emissão de certidões, atendeu a 616 mil solicitações de usuários entre janeiro e novembro de 2019. Entre os principais serviços solicitados estiveram informações processuais (47%), fornecimento de certidões (42%), protocolo (8%) e pedidos de movimentação processual (3%).
Foram realizados, em média, 2.020 atendimentos telefônicos e 700 atendimentos presenciais por dia. Segundo pesquisa realizada junto aos usuários, a CAJ registrou índice de satisfação no atendimento de 98%,79 este ano. Entre os quesitos avaliados estão a qualidade no serviço prestado pelo atendente, cordialidade, iniciativa e segurança no repasse das informações.
A CAJ também promoveu uma série de realizações em 2019 visando à rapidez e qualidade no atendimento ao público. Em julho, houve a criação da Diretoria Estadual de Atendimento, responsável pelo planejamento e gestão das Centrais em Fortaleza, Juazeiro, Crato e Barbalha.
A Central iniciou a gestão do cadastro e fluxo dos visitantes, com o redimensionamento das entradas principal e secundária do Fórum Clóvis Beviláqua, ampliando e melhorando a logística das filas e aumentando as estações de cadastro e validação. Foi entregue ainda a praça de espera para atendimento, climatizada, com capacidade para 250 pessoas sentadas. Em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a CAJ disponibilizou área de atendimento exclusivo para advogados, entre outras ações.
CERTIDÕES ONLINE
Em setembro, a emissão de certidões pela CAJ passou a ser exclusivamente de forma online, exceto certidões atípicas (que contêm duas partes ativas). A implementação da ferramenta, que permite ao interessado fazer o procedimento de qualquer computar com acesso à internet, teve impactos imediatos. No primeiro trimestre de 2019, a solicitação de certidões foi responsável por 54% das demandas da CAJ (23.936). Esse número caiu para 8%, considerando o último trimestre deste ano (2.824).
Para obter uma certidão, basta acessar o endereço www.tjce.jus.br e clicar na aba Cidadão. Em seguida, clicar em Certidão online, escolher o modelo desejado e preencher os campos conforme os dados do documento original. Após preenchimento e confirmação, aparecerá uma mensagem confirmando o envio das informações para o e-mail cadastrado pelo usuário.
SERVIÇO
Central de Atendimento Judicial (CAJ)
Dias: segunda a sexta-feira (exceto feriados)
Horário: 8h às 18h (durante o recesso forense, o atendimento presencial será das 8h às 14h, na entrada principal do Fórum)
Contato: (85) 3216.6000