Conteúdo da Notícia

Autoridades prestigiam posse dos novos  dirigentes do Poder Judiciário do Ceará

Autoridades prestigiam posse dos novos dirigentes do Poder Judiciário do Ceará

Ouvir: Autoridades prestigiam posse dos novos dirigentes do Poder Judiciário do Ceará

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) empossou, na tarde desta sexta-feira (30/01), os dirigentes da Justiça Estadual para o biênio 2015/2017. A desembargadora Maria Iracema Martins do Vale foi empossada presidente da Corte, enquanto os desembargadores Francisco de Assis Filgueira Mendes e Francisco Lincoln Araújo e Silva atuarão como vice-presidente e corregedor- geral da Justiça, respectivamente.

O governador do Estado, Camilo Santana, falou sobre as expectativas para a administração da desembargadora na Presidência do TJCE. “Certamente, fará um belo trabalho. Desejo que possamos fazer grande parceira, respeitando todos os poderes. O Executivo estará sempre de portas abertas para que o Tribunal possa cumprir o seu papel com a sociedade”.

À frente da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), o advogado Hélio Leitão avaliou como positivo o desempenho de Iracema do Vale à frente do Tribunal Regional Eleitoral e disse estar confiante no sucesso da magistrada também no TJCE.

“Esperamos, confiantes, uma gestão exitosa. No que toca à Secretaria da Justiça, tenho a certeza do fortalecimento de parcerias e aprofundamento do diálogo institucional”.
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, desejou sorte à desembargadora. “Estou convicto de que a sua sensibilidade e liderança irão lustrar o nome dessa Casa e também liderar o Poder Judiciário para continuar avançando, se aproximando da sociedade e construindo relações institucionais e democráticas com os outros poderes”.

Para o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Napoleão Nunes Maia Filho, são grandes as expectativas com relação ao biênio. “A desembargadora é muito prospectiva e tem senso jurídico fora do comum. É muito ligada na jurisdição, principalmente, com relação às necessidades dos mais pobres”.

O ministro Raul Araújo Filho, também do STJ, destacou a experiência da desembargadora. “Ela é um dos quadros mais experientes da Corte e poderá fazer grande administração, valorizando cada vez mais o Judiciário e impulsionando os trabalhos do Poder em prol da coletividade”.

O procurador-geral de Justiça do Estado, Ricardo Machado, descreveu a posse dos dirigentes como “um novo tempo que o Poder Judiciário do Ceará vai experimentar”. Segundo ele, “a esperança é de que a gente possa crescer juntos, as instituições operadoras da Justiça no Estado: o Ministério Público, a Defensoria, o Judiciário e Advocacia. É uma alegria para a gente este momento”.

Representantes do Legislativo também prestigiaram a posse e reafirmaram a importância da continuidade das parcerias entre os poderes. “Já fizemos grandes parcerias com outros presidentes da Casa e delas saíram grandes projetos. Essa parceria agora, se Deus quiser, vai continuar com a nova presidente, com o Camilo Santana e a Assembleia”, disse o deputado estadual José Albuquerque, presidente da Assembleia Legislativa.

“A Câmara Municipal já teve boas parcerias, sobretudo, na mediação comunitária. Depois vamos conversar, institucionalmente, para ver como podemos servir bem a população de Fortaleza”, destacou vereador Salmito Filho, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza.

O ex-governador do Ceará, Lúcio Alcântara, enfatizou que “este é o coroamento de uma carreira muto exitosa. Tenho certeza de que ela vai saber conduzir o destino da Justiça do Ceará com competência, sabendo atender aos reclames da sociedade por celeridade e eficiência”.
O senador Tasso Jereissati sublinhou que a “desembargadora Iracema tem uma história que a credencia para cumprir um mandato com respeito e seriedade, que vai dignificar o Tribunal de Justiça”.