Conteúdo da Notícia

Atendimento odontológico para vítimas de violência doméstica começa no próximo dia 21

Atendimento odontológico para vítimas de violência doméstica começa no próximo dia 21

Ouvir: Atendimento odontológico para vítimas de violência doméstica começa no próximo dia 21

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e o Centro Universitário Fametro (Unifametro) iniciaram os trabalhos para disponibilizar atendimento odontológico a vítimas de violência doméstica. Nesta quinta-feira (14/02), cerca de 50 estudantes de Odontologia, que poderão fazer os tratamentos sob supervisão de professores especialistas, participaram de capacitação no Campus da referida Instituição, no Centro de Fortaleza. O primeiro atendimento será realizado no próximo dia 21.
Presente ao treinamento, a titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza, juíza Rosa Mendonça, recebeu os alunos e falou sobre a importância da iniciativa, fruto de parceria entre o Poder Judiciário e a Instituição de Ensino Superior.
“Esse convênio foi pensado para atender as mulheres que foram agredidas na região facial. Nós sempre nos deparávamos com vítimas que ficaram com danos na arcada dentária após agressão. A maioria delas não tem condições de financiar o tratamento. Além disso, servirá como um laudo complementar porque identificará o grau da lesão.”
Ao conhecer as instalações, a juíza destacou que “é uma estrutura espetacular, com todos os serviços, inclusive raio-x e tomografias. Conhecemos os laboratórios. Fiquei impressionada. Vai oferecer um atendimento de ponta, de primeiro mundo. Estamos emocionadas e felizes com esse convênio porque levantará a autoestima da vítima”.

A magistrada acrescentou que o Juizado da Mulher de Fortaleza fará o encaminhamento das vítimas que necessitam dos serviços. Além disso, a Unidade disponibilizou uma apostila sobre a Lei Maria da Penha e a atuação do cirurgião-dentista para consulta dos interessados.
A titular da Unidade Judiciária esteve acompanhada da assistente social, da psicopedagoga e da assistente do Juizado, respectivamente, Jordeane Guedes, Raieliza Lobo e Aline Menezes.
“Hoje é o dia inaugural do projeto. A palestra da juíza Rosa Mendonça mostrou aos alunos o dia a dia do serviço, como o Judiciário atua e como é a rotina dessas mulheres para que elas possam compreender melhor e prestar efetivo atendimento a esse público”, disse o coordenador do curso de Odontologia da Unifametro, Paulo André Carvalho.
Para a aluna do 7º semestre do curso, Fabíola Andrade, que participou da qualificação, “é uma honra ser a primeira faculdade a prestar atendimento a mulheres vítimas de violência. Estamos muito satisfeitos. É um presente para nós”.
De acordo com o Termo de Cooperação Técnica, assinado em dezembro último, as vítimas terão acesso a cirurgias odontológicas, tratamento de canal, periodontia, próteses dentárias, além de serviços de imagem, como raio-x e tomografias. Para ter direito ao benefício será observado o contexto econômico e social da vítima.