Conteúdo da Notícia

Associado poderá escolher nova direção da AMB pela internet

Ouvir: Associado poderá escolher nova direção da AMB pela internet

04.08.10
A eleição da AMB, que será realizada no dia 26 de novembro deste ano, terá novidades. Além da cédula de papel, que o associado vai receber pelo Correio, a votação também será realizada pela internet, no site da entidade, em todo o Brasil. No pleito passado, apenas os magistrados que moram no Distrito Federal e Amazonas puderam votar por meio eletrônico.
A mudança foi anunciada nesta quarta-feira (4), em Brasília, durante a primeira reunião da comissão eleitoral, que vai regulamentar e fiscalizar as eleições do Conselho Executivo e Fiscal da entidade para o período 2011/2013.
O presidente da AMB, Mozart Valadares Pires, abriu a reunião que teve a presença de três dos cinco integrantes da comissão. Ele pediu aos magistrados lisura no processo eleitoral e igualdade entre os candidatos.
O edital da comissão será publicado na próxima terça-feira (10) no site da associação. Depois dessa data, os interessados poderão registrar as chapas. Sobre os pedidos para as eleições, como lista dos associados e o feito pelo presidente da entidade, os magistrados decidiram que só vão analisar na segunda reunião da comissão marcada para o dia 25 de agosto, às 14h, na sede da AMB.
Segundo o presidente da comissão, desembargador Roberval Belinati, os pedidos que envolvem recursos financeiros serão encaminhados à direção da AMB, após o dia 27 de setembro, prazo final para o registro de chapas. ?Precisamos saber se a AMB tem condições de patrocinar parte do custeio das chapas?, afirmou.
Essa decisão foi tomada assim que o presidente da Amagis, Aiston Henrique de Sousa, apresentou na associação, um requerimento sobre custeio de passagens para os candidatos.
Registro Chapas
Para fazer o registro das chapas é preciso que o candidato encaminhe em duas vias ao Secretário-Geral da AMB, na sede da entidade, alguns documentos como a anuência de todos os candidatos da chapa, em conjunto ou separado, a declaração de todos os candidatos e estar de acordo com as disposições do Estatuto da AMB e do regulamento, indicação do nome completo de cada componente da chapa e do cargo ao qual concorre e ainda a prova do licenciamento do cargo do candidato à presidência do Conselho Executivo. O requerimento deve ser feito até o dia 27 de setembro, às 18h.
As reuniões das comissões vão ocorrer quinzenalmente, sempre às quartas-feiras, na sede da AMB. Já foram agendadas para os dias 25 de agosto, 8 e 29 de setembro, às 14h.
Também participam da comissão os magistrados Euclydes Calil Filho (RR), Fernando Tourinho de Omena Souza (AL), Paulo Henrique Martins Mortiz (SC) e Carlos Augusto Penteado Conte (PR). A posse da nova diretoria está marcada para o dia 16 de dezembro.