Conteúdo da Notícia

Assistência Militar promove aula prática de combate a incêndio no campo de treinamento dos bombeiros

Ouvir: Assistência Militar promove aula prática de combate a incêndio no campo de treinamento dos bombeiros

Servidores do Fórum Clóvis Beviláqua participaram, na tarde desta quinta-feira (13/06), de aula prática do curso de Formação de Brigada de Incêndio. A capacitação, promovida pela Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e 8ª Seção de Bombeiros, ocorreu no Campo de Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio do Corpo de Bombeiros (4ªSB/1ºGB), no bairro José Walter, em Fortaleza.

Ao todo, o curso contou com 20 participantes e teve como instrutores a major Roberta Monteiro (comandante da 8ª Seção), o capitão Jacques Braga, o sargento Salviano Ribeiro e o cabo Xisto Soares.

Os brigadistas receberam orientações sobre combate a princípios de incêndio, primeiros socorros e conhecimento da estrutura física do local de trabalho. Fizeram uso de extintores com água pressurizada (para debelar fogo em material sólido), com pó químico seco (uso em líquido inflável) e gás carbônico (destinado a equipamentos energizados). Aprenderam ainda a resgatar vítimas.

A formação do grupo teve início nessa segunda, dia 10, com aulas teóricas, e segue até esta sexta-feira (14/06), totalizando 20h/a. Segundo a major Roberta Monteiro, os certificados serão entregues na primeira semana de julho.
A comandante informou também que, no próximo mês, a qualificação deve ocorrer em Caucaia, Maranguape, Eusébio e Aquiraz. A previsão é de que sejam beneficiadas 12 comarcas do Interior do Estado.

PORTARIA
A Portaria nº 6/2004, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, exige que em todas as edificações e áreas de risco acima de 750 metros quadrados ou mais de dois pavimentos, haja uma Brigada de Incêndio. A portaria exclui as edificações residenciais unifamiliares.