Conteúdo da Notícia

Assistência Militar do TJCE forma Brigada de Incêndio na Comarca de Tianguá

Assistência Militar do TJCE forma Brigada de Incêndio na Comarca de Tianguá

Ouvir: Assistência Militar do TJCE forma Brigada de Incêndio na Comarca de Tianguá

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) concluiu a capacitação de 15 servidores para atuarem como brigadistas na Comarca de Tianguá, distante 335 km de Fortaleza. A medida atende à determinação do presidente do TJCE, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, e tem o objetivo de minimizar os riscos de incêndios e acidentes nos estabelecimentos do Poder Judiciário.

A capacitação, ocorrida de 14 a 18 de outubro, foi promovida pela 8ª Seção de Bombeiros e tem à frente a Assistência Militar do TJCE. Após o curso, os brigadistas estão aptos a avaliar os riscos existentes no estabelecimento, inspecionar equipamentos de combate a incêndio e elaborar rotas de fuga.

Além disso, poderão apresentar relatório de irregularidades encontradas aos setores competentes, identificar situações de emergência, acionar alarme e Corpo de Bombeiros, coordenar abandono de área e auxiliar no atendimento pré-hospitalar.

No final, houve a entrega dos certificados. Durante a solenidade, o chefe da brigada e diretor da 3ª Vara do Fórum, Antônio Portela, ressaltou a relevância da qualificação diferenciada, pois “a partir daquele instante, os brigadistas assumiram um compromisso de promover a prevenção no ambiente de trabalho”.

O chefe da Assistência Militar do TJCE, tenente coronel José Herlínio Dutra, esteve presente na formatura dos novos brigadistas e destacou a importância do conhecimento diversificado, “pois são em momentos inesperados, situações inusitadas que podemos fazer a diferença no agir, promovendo a segurança em nossas ações por meio de atitudes conscientes”, disse.

A equipe que esteve à frente da capacitação foi formada pela major BM Roberta Barbosa Monteiro e pelos sargentos Marcos Roberto Lima, Antônio Fernando do Amaral e pelo Cabo Xisto Soares de Oliveira. O juiz responsável pela unidade foi Antônio Carneiro Roberto.

As Comarcas de Tauá, Quixadá, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Limoeiro do Norte, Hidrolândia, Canindé, Acaraú e Beberibe também deverão passar pela capacitação. A Comarca de Sobral, distante 250 km de Fortaleza, foi primeira a receber o curso de prevenção contra incêndios e primeiros socorros, além de Maracanaú, Caucaia e Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.