Conteúdo da Notícia

Armas furtadas do Fórum de Mombaça

Ouvir: Armas furtadas do Fórum de Mombaça

04.02.2010 ceará
Landry Pedrosa – landrypedrosa@opovo.com.br
Uma faxineira surpreendeu a Justiça da comarca de Mombaça, no Sertão do Estado, a 293 quilômetros de Fortaleza, ao ser flagrada pelas imagens do sistema de segurança do Fórum do município, conduzindo uma pistola e dois revólveres, que seriam peças de processo. Maria Osvanda da Silva, 40, foi presa na última segunda-feira, após a Polícia analisar os vídeos.
Ela foi filmada no último sábado, quando deixava o Fórum com um revólver. “As outras duas armas, ela levou em dias anteriores“, contou o inspetor Tássio Brasil, um dos policiais que investiga o caso.
Segundo a Polícia, as investigações apontam que a faxineira teria agido sob orientação de criminosos, que já estariam identificados. “Ainda está tudo em sigilo, mas há uma pessoa que trabalhou no próprio Fórum“, adiantou o inspetor.
No fim da tarde, a Polícia seguiu para a zona rural do município, onde dois homens teriam sido vistos armados de revólveres passando por um sítio. Eles não foram localizados, mas a Polícia disse esperar encontrar as armas nos próximos dias.
Prática comum
Furtos de armas em Fóruns de comarcas do Interior do Estado e em Fortaleza têm sido registrados com frequência pela Polícia. Em março de 2007, foram furtadas 20 armas, entre pistolas, escopetas e revólveres do Fórum de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri. Na época, a denúncia sobre o caso foi feita à Polícia pelo juiz Lúcio Carvalho Coelho, da 3ª Vara Criminal daquela comarca. Nas investigações, a Polícia chegou a nove guardas municipais acusados no caso. Apenas sete armas foram recuperadas.
Em novembro do ano passado, 29 revólveres e cinco pistolas sumiram da 2ª Companhia do 6° Batalhão da PM de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. O caso foi descoberto após trabalho do Estado Maior da Polícia Militar, quando da recontagem de todas as armas do acervo das 19 companhias da PM na área.