Conteúdo da Notícia

Alunos participam de debate sobre desafios e conquistas profissionais no Fórum Clóvis Beviláqua

Alunos participam de debate sobre desafios e conquistas profissionais no Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: Alunos participam de debate sobre desafios e conquistas profissionais no Fórum Clóvis Beviláqua

A programação da Semana do Estudante segue no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza. Na manhã desta terça-feira (12/08), alunos aprendizes da construção civil, logística, comércio e área administrativa assistiram à palestra “Desafios e conquistas no mundo do trabalho”.

A psicóloga Lara Siebra, coordenadora de Recursos Humanos de uma indústria de materiais elétricos, foi a convidada para falar sobre o tema. Ela explicou as características de um profissional de sucesso, dificuldades na carreira e processo seletivo, entre outros assuntos.

De acordo com a psicóloga, as empresas traçam o perfil exato do funcionário que desejam. Nesse cenário, o futuro trabalhador também precisa saber o que deseja e onde quer chegar dentro da instituição. É necessário ainda ter foco, proatividade e traçar metas e objetivos.

A palestrante citou as três competências de um profissional: conhecimento (ter o saber), habilidade (saber fazer) e atitude (como fazer). Em uma seleção, ela recomendou que a pessoa deve ser autêntica, porque a avaliação ocorrerá de forma sincera, evitando que o aprovado tenha dificuldades quando começar a exercer as atividades.

A Semana do Estudante é uma realização do Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet), com a parceria da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas e Habeas Corpus de Fortaleza e do Sistema Nacional de Emprego/Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT).

Participam alunos com idade entre 14 e 24 anos, dos ensinos Fundamental, Médio e Superior, conveniados ao Isbet. A entidade sem fins lucrativos atua há 43 anos inserindo jovens no mercado de trabalho.

A supervisora de aprendizagem da instituição, Emannuelle Marjuera, explica que a finalidade da Semana é homenagear os alunos e disponibilizar mais conhecimentos a respeito do mundo profissional.

As atividades tiveram início nessa segunda-feira (11/08), Dia do Estudante. Na tarde desta terça-feira haverá a palestra “Como ser Diferente no Mundo dos Iguais”.

Na quinta-feira (14/08) serão debatidos os temas “Sucesso e êxito no trabalho” (manhã) e a “A importância da inteligência emocional na atuação de um líder” (tarde). Aberto ao público, o evento ocorre no I Salão do Júri, no Fórum da Capital.