Conteúdo da Notícia

Advogados vão às urnas para eleger nome que será ungido desembargador

Ouvir: Advogados vão às urnas para eleger nome que será ungido desembargador

30.07.2010
Os advogados cearenses elegem hoje os 12 nomes da categoria para continuar na disputa por uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Estado. Quem estiver em situação regular perante a Ordem dos Advogados do Brasil ? secção Ceará (OAB-CE), poderá votar em três dos 17 postulantes à vaga, prevista pelo chamado quinto constitucional. Isso, porque dois desistiram e um foi indeferido.
De acordo com a Constituição Federal, 20% das vagas para desembargador dos tribunais brasileiros devem ser ocupadas por advogados e membros do Ministério Público. Para se candidatar ao cargo é necessária a comprobação de, no mínimo, 10 anos no exercício da profissão.
No processo de escolha, primeiramente ocorre a eleição interna na categoria dos advogados. Eles votarão em três candidatos, elegendo os 12 mais votados. Estes serão encaminhados ao Conselho da OAB-CE que, dos 12, escolhe seis. Por sua vez, estes serão repassados ao TJ-CE, que mais uma vez reduzirá a lista, restando três nomes.
A lista tríplice segue para o governador do Estado, que dará o veredicto final, escolhendo o novo desembargador do Estado.
A consulta será realizada das 8 às 17 horas. Em Fortaleza, os advogados poderão votar na urna que ficará disponível na Faculdade Sete de Setembro (FA7), no bairro Luciano Cavalcante.
No Interior, a votação ocorrerá em todas as nove subseções da OAB, localizadas nos municípios de Aracati, Crateús, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Quixadá e Sobral.