Conteúdo da Notícia

Advogados elogiam serviços que facilitam acesso à Justiça durante pandemia

Ouvir: Advogados elogiam serviços que facilitam acesso à Justiça durante pandemia

“Eu acredito que essa ferramenta veio para nos ajudar, por simplificar nosso acesso à Justiça e aperfeiçoar o exercício do Direito. Esperamos realmente que perdure a utilização da videoconferência, não somente para este tempo de pandemia”. A declaração é da advogada Emanuelly Martins, que participou de audiência de instrução na 1ª Vara Cível da Comarca de Juazeiro do Norte, nessa quarta-feira (06/05).

Antes de ser agendada a audiência, ela disse que estava apreensiva, pois necessitava do depoimento da parte idosa e, devido ao isolamento social, receava que não se concretizasse. Mas pelo contrário, a idosa prestou o depoimento na comodidade de sua residência, usado um notebook.

Além de facilitar o trabalho, a advogada relata outras vantagens, como a economia de tempo, já que não precisa fazer deslocamento aos fóruns; o funcionamento sem interrupções do sistema WebEx-Cisco, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e a tranquilidade dos clientes em participarem de audiências de suas casas.

MODERNIZAÇÃO
No âmbito da Justiça de 2º Grau, segundo o advogado Paolo Giorgio, “de 2019 para cá houve um grande avanço das sustentações orais realizadas via videoconferência, como por exemplo em relação à conexão, já que na época se utilizava outro sistema diferente do atual”.

Também destacou o compromisso dos magistrados com a nova modalidade de julgamento. “Os desembargadores sempre demonstraram estar atentos enquanto as sustentações orais são realizadas, mesmo antes do isolamento social. Era como se eu estivesse presencialmente na sessão. Percebi nessas últimas semanas, que eles estão mais confortáveis em participarem de sessões por videoconferência”, afirmou.

Como tudo que é novo, o advogado reconhece que inicialmente ficou um pouco preocupado, mas não teve nenhum problema, e agora espera que a ferramenta fique de vez. “A dinâmica da videoconferência é muito boa. Não é apenas uma transmissão unilateral, há uma interação. Antigamente, havia a necessidade do descolamento do Interior do Estado para Fortaleza, agora não existe mais. Esperamos que o sistema avance cada vez mais”.

PRATICIDADE
O juiz 1ª Vara Cível de Juazeiro do Norte, Renato Velloso, disse que o sistema WebEx-Cisco é de fácil manuseio e foi bem divulgado pelo Tribunal, que disponibilizou manuais eficientes para compreensão, instalação e funcionamento. “Sem dúvida, a existência dessa tecnologia, durante este período de distanciamento social, vem permitindo que os serviços da Justiça sejam mantidos. É uma realidade cada vez mais inexorável que teremos de incorporá-la aos procedimentos judiciais.”

O magistrado elogiou a maneira como vem sendo administrando o Judiciário neste momento de pandemia. “Parabenizo e valorizo o esforço da atual Gestão do Tribunal de Justiça para acelerar a implantação de mecanismos tecnológicos, como a digitalização do acervo processual e o sistema que possibilita a tramitação dos processos eletrônicos, tudo isso nos permite atuarmos e mantermos o funcionamento da prestação jurisdicional ao cidadão”, reconheceu.