Conteúdo da Notícia

Advogados destacam agilidade no atendimento de unidade em Fortaleza durante pandemia

Ouvir: Advogados destacam agilidade no atendimento de unidade em Fortaleza durante pandemia

Em menos de 24 horas, o Juízo da 13ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza recebeu e realizou o primeiro despacho em um processo. A decisão surpreendeu o advogado Daniel Elias e o estagiário Ricarthe Oliveira, que atuam na ação que foi protocolada no final de tarde dessa segunda-feira (15/06).

O advogado revelou ter ficado surpreso com o atendimento da unidade. “Nossa expectativa é que fosse demorar mais. Fomos pegos de surpresa. Como não bastasse a velocidade do posicionamento acerca do processo que eu acabara de dar entrada, a gente percebe o cuidado com a ação”, destacou.

Daniel relata ter ficado temeroso que a atuação do Judiciário fosse prejudicada por conta da quarentena. “A Justiça nesse tempo está conseguindo dar fluidez às demandas de uma forma muito nobre, porque a gente tinha medo de que os processos ficassem parados, sem movimentação ou mesmo haver descuido com os processos, mas está acontecendo o contrário disso.”

Para o operador do Direito, o atual contexto pode apresentar respostas alternativas para antigas demandas do Judiciário. “Eu acredito que essa pandemia mostrou para advogados, magistrados e servidores que é possível dar agilidade utilizando outros recursos, como as audiências virtuais. Para situações mais simples como conciliações, isso poderia ser mais utilizado para evitar o deslocamento. Usar mais essa tecnologia em favor da celeridade processual”.

Já para Ricarthe Oliveira, as medidas promovidas pela Justiça cearense resultaram em melhorias no atendimento à população. “Ficou mais receptivo. Depois que houve uma adaptação e as respostas ficaram mais efetivas”. Ele ressalta ainda a satisfação com a agilidade na prestação jurisdicional. “Quando pegamos um processo que ganha uma celeridade dessas logo no início, a gente ganha um ânimo diferente, que dá esperança na rápida conclusão”.