Conteúdo da Notícia

Advogada elogia agilidade de Juizado Especial após processo ser julgado em 82 dias

Ouvir: Advogada elogia agilidade de Juizado Especial após processo ser julgado em 82 dias

Em 13 de março deste ano, a advogada Brena Arrais protocolou uma ação por cobrança indevida contra a Enel no 22º Juizado Especial Cível de Fortaleza. Para alegria da operadora do Direito, nessa terça-feira (09/06), a sentença foi proferida. “Foi sensacional, fiquei muito feliz e o cliente também”, destacou. Da entrada do processo ao julgamento foram 82 dias.

A advogada relata que no início tudo seguia normalmente com o trâmite regular, mas que após o início do atendimento virtual o processo passou a seguir de forma mais rápida que o esperado. “Quando passou para o atendimento via TeleTrabalho, eu consegui viabilizar até melhor o contato com a unidade. Eles sempre foram muito solícitos para dar retorno”.

Brena Arrais informa que a audiência foi marcada para o último dia 5 de junho, “e com dois dias depois coloquei a réplica, já para finalizar o processo. No dia seguinte já tinha sido expedida a sentença. Fiquei completamente surpresa”. A advogada diz que o sistema de atendimento online tem acelerado a prestação jurisdicional. “Em relação às diligências agilizou muito no sentido de não ser necessário o deslocamento”.

“Ainda tenho observado um pouco de resistência de algumas unidades em relação ao uso da tecnologia, mas as que fazem uso estão atuando super rápido”, afirma a advogada, que ressalta a atuação do 22º Juizado. “Os atendimentos dessa Unidade, virtualmente, foram muito rápidos e eficientes. E sempre foram muito solícitos”.

De acordo com ela, a implementação do TeleTrabalho representa o futuro. “Porque cada vez mais estamos sendo inseridos nesse mundo virtual e a Justiça tem que se adaptar à medida que estão sendo criadas novas necessidades. Nesse contexto, o Judiciário cearense se adaptou de forma muito célere”.

Na avaliação dela, a situação da pandemia, com o isolamento social, será um divisor de águas, que promoverá mudanças definitivas na sociedade e consequentemente no Sistema de Justiça. “Temos ciência que as coisas não voltarão exatamente como eram antes. A tendência é que passem cada vez mais a serem tratadas através do online, e espero de fato que se torna uma realidade. Que seja uma opção para o cidadão, se vai querer a audiência virtual ou presencial. Isso, de fato, é o futuro”.