Conteúdo da Notícia

Adaptação ao TeleTrabalho promove excelência dos serviços e aumento da produtividade

Ouvir: Adaptação ao TeleTrabalho promove excelência dos serviços e aumento da produtividade

A Vice-Presidência do TJCE é destaque da Série “Nosso Trabalho em Casa”. Todas as equipes de trabalho vinculadas ao setor se adaptaram muito bem ao home office, garantindo a eficiência da unidade

As atividades desenvolvidas no exame da admissibilidade de recursos endereçados aos tribunais superiores e os Núcleos coordenados pela Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), inclusive os com foco no Programa Celeridade no âmbito do 2° Grau, mantiveram-se praticamente inalteradas neste período de trabalho remoto. Todos os colaboradores se adaptaram de forma positiva ao TeleTrabalho. “O primeiro cuidado que tivemos foi providenciar a instalação dos sistemas e ferramentas nos computadores de cada integrante, para que todos pudessem adaptar as rotinas ao trabalho em casa. Também disponibilizamos telefone, WhatsApp e endereço de e-mail para o atendimento diário ao público”, disse a vice-presidente, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira.

A magistrada explicou que a comunicação diária entre as equipes foi essencial para excelência dos serviços prestados. “Passamos a nos comunicar por mensagens e telefone constantemente. Para integração, alinhamento e direcionamento das ações, fazemos reuniões virtuais por videoconferência. Às vezes, com parte da equipe, quando tratamos de assuntos específicos. Outras, com todos os componentes. Apesar do momento difícil, estamos conseguindo manter absolutamente em dia a atividade jurisdicional.”

Para a condução dos trabalhos, a desembargadora tem o auxílio dos juízes Joriza Magalhães e Cláudio Ibiapina, que supervisionam as atividades dos Núcleos e Grupos de Trabalho vinculados à Vice-Presidência. “Eles, com suas experiências, ajudam a manter as equipes motivadas e produtivas”, afirmou.

O home office não está diferente do trabalho presencial e os serviços desenvolvidos vêm garantindo o aumento da produtividade. É o que garante o juiz Cláudio Ibiapina, que participa da revisão das minutas de decisões produzidas e é responsável pelo Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Nugep). “Isso deve-se ao fato de trabalharmos com processos digitais que podem ser acessados de casa. Além disso, são feitas reuniões por meios eletrônicos, quando se definem as estratégias a serem seguidas para manter a produtividade em alta. Para que não exista um acúmulo de serviço, firmamos um plano de ação que vai desde o estabelecimento de metas até o deslocamento interno de servidores, tudo visando manter nossa celeridade e qualidade.”

Integrante da equipe de trabalho da Vice-Presidência, a servidora Maísa Cunha acredita que os resultados positivos se devem ao “empenho e dedicação de todos. Apesar da falta do convívio físico com os colegas, as tecnologias de comunicação têm ajudado a superar obstáculos e minimizar a distância”.

Para a vice-presidente, neste momento de distanciamento social, o mais importante é a “preservação dos nossos maiores patrimônios: vida e saúde. Mas, com muito compromisso, enfrentamos o desafio de seguir prestando, por home office, o melhor serviço possível à sociedade. E como sou otimista, por temperamento e também por fé em Deus e nas pessoas, creio que esse recolhimento necessário nos nossos lares gerará reflexão e crescimento pessoal, de tal forma que, quando retornarmos ao convívio presencial, estaremos mais empáticos, solidários e socialmente responsáveis”.

CONTATO

Entre em contato com a vice-presidência do TJCE através do número de whatsapp +55853207-7960 ou por meio do endereço de e-mail institucional gabvice@tjce.jus.br.

Leia todas as reportagens da Série “Nosso Trabalho em Casa”.