Conteúdo da Notícia

As várias faces de ser pai, esposo, dono de casa e funcionário público

Ouvir: As várias faces de ser pai, esposo, dono de casa e funcionário público

Nesta reportagem da Série “Meu Trabalho em Casa”, saiba como Alexys Ribeiro adaptou a vida para conseguir cuidar dos filhos e dos afazeres domésticos, sem deixar as obrigações no Judiciário do Ceará

Organizar a casa, preparar as refeições, cuidar dos filhos, desempenhar as funções como servidor público do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Desde que teve início o plantão extraordinário, que instituiu o TeleTrabalho, a rotina do analista Alexys Ribeiro, da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin), mudou bastante.

“As tarefas domésticas aumentaram para mim, porque minha esposa é farmacêutica e continua trabalhando fora. Então, preciso limpar a casa, preparar o almoço e ainda dar atenção aos meus dois filhos”, explica.

O mais novo tem sete anos, continua estudando e precisa da ajuda do pai quando surgem dúvidas. “As aulas ocorrem no período da tarde. O menino fica acompanhando no quarto, pelo computador, mas, às vezes, preciso auxiliá-lo. O meu filho mais velho, de 21 anos, tem Síndrome de Asperger, que é um Transtorno do Espectro Autista, e também requer atenção especial.”

Mesmo com as diversas responsabilidades em casa, Alexys consegue conciliar bem esses afazeres com as atribuições na Setin do Tribunal. “Para quem é da TI [Tecnologia da Informação], praticamente não alterou o processo de trabalho, já que atuamos direto com o computador e os processos administrativos são virtuais. Apenas reservei espaço na sala para exercer as minhas funções, afirma.

Analista judiciário desde 2010, Alexys atualmente participa do Grupo de Videoconferência do Judiciário do Ceará e tem orgulho de integrar uma área que tem sido fundamental para a manutenção das audiências durante o período de TeleTrabalho. “O uso da videoconferência virou grande aliado na realização de atos processuais em todos os níveis. Temos visto, nos últimos dias, várias matérias veiculadas no portal do TJCE referentes ao auxílio da ferramenta e da importância dela na realização desses atos. Podemos observar que a tecnologia tem aumentado substancialmente a produtividade do Tribunal, seja na área judicial ou na administrativa.”

Todas as reportagens da Série “Meu Trabalho em Casa” estão disponíveis no site do Tribunal. Confira outras histórias de profissionais da Justiça cearense que estão em home office.