Conteúdo da Notícia

Acusados de traficar 43,9 kg de maconha têm prisão preventiva decretada

Acusados de traficar 43,9 kg de maconha têm prisão preventiva decretada

Ouvir: Acusados de traficar 43,9 kg de maconha têm prisão preventiva decretada

O juiz Ernani Pires Paula Pessoa Junior, titular da 1ª Vara de Delitos de Tráfico de Drogas de Fortaleza, converteu, em preventiva, a prisão em flagrante de Vlairton Monteiro Brandão, Silvia Helena Oliveira do Nascimento e Francisco Eudazio de Souza Filho. Eles são acusados de traficar drogas e de associação para o tráfico na Capital.

Os réus foram presos, no último dia 13, por volta das 11h40, na rua Teodomiro de Castro, no bairro Álvaro Weyne, após denúncias anônimas. Com eles, foram apreendidos 43,9 kg de maconha e 204 gramas de crack, além de balança de precisão, motocicleta e seis celulares.

O magistrado destacou que a gravidade do crime e a quantidade do entorpecente apreendido justificam a medida “a fim de evitar novos atentados à ordem pública e assegurar a aplicação da lei penal, em caso de eventual condenação”.

Também explicou que a conversão prevenirá a reprodução do fato criminoso por parte dos acusados, “os quais fazem da comercialização ilícita de drogas seus únicos meios de vida, assim como preservará o meio social e a própria credibilidade da Justiça, em face da repercussão do tráfico nesta cidade”.

O juiz ressaltou ainda a necessidade de assegurar a prova processual, evitando possíveis aliciamentos e ameaças às testemunhas. Ele levou em conta “a extrema violência reinante no mundo do tráfico de drogas, onde muitas vezes há execuções de pessoas, por não se submeterem à lei do silêncio ”.

Por último, determinou a expedição dos mandados de prisão e o envio de ofício, à autoridade de Polícia Judiciária competente, para destruição da droga no prazo de 15 dias. A decisão foi proferida no último dia 25.