Conteúdo da Notícia

Acusado de tentativa de assassinato contra ex-namorada será julgado nesta quarta-feira

Ouvir: Acusado de tentativa de assassinato contra ex-namorada será julgado nesta quarta-feira

A 2ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua levará a julgamento, nesta quarta-feira (24/04), às 13h30, Francisco José Farias Esteves. Ele é acusado de tentar matar a ex-namorada, R.C.C., no bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza.

O crime ocorreu no dia 24 de março de 2007, por volta das 2h, na avenida José Bastos. Segundo o Ministério Público do Ceará (MP/CE), os dois discutiram na porta da residência da vítima. Depois, ele empurrou R.C.C. para dentro da casa e, por meio de ameaças, a proibiu de sair.

Após gritos de socorro, a polícia invadiu o imóvel e surpreendeu o acusado apontando uma faca para o pescoço da jovem, que havia sido imobilizada e lesionada. Depois de uma luta corporal, os policiais conseguiram tomar a faca, imobilizar o agressor e prendê-lo em flagrante. Em depoimento, o réu confessou a autoria do crime.

Ainda de acordo com a denúncia, Francisco José Farias não se conformava com o fim do relacionamento que manteve com a vítima e insistia em reatar.

A defesa solicitou exames para atestar a sanidade do acusado, que é aposentado por invalidez devido a problemas mentais. O resultado apontou baixa tolerância à frustração e ao estresse, além de transtorno depressivo moderado. O Ministério Público alegou que esse tipo de anomalia não exclui a culpabilidade do acusado.

Ele foi pronunciado (decisão que leva a júri popular) por tentativa de homicídio qualificado (motivo torpe). A defesa apelou, mas o recurso foi negado pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Foi interposto outro recurso, inadmitido pela Presidência do TJCE.

O julgamento será presidido pelo juiz Henrique Jorge Holanda Silveira. A acusação terá à frente a promotora de Justiça Alice Iracema Melo Aragão. A defesa é constituída pelos advogados Marcelo Fragoso Ponte, Angel Alberto Couto Napoli, Maria Thereza Góes Ponte, Marcela Góes Fragoso Ponte e Paulo Góes Fragoso Ponte.