Conteúdo da Notícia

Acordo entre Tribunal e Secretaria da Segurança agilizará emissão de exames de corpo de delito

Acordo entre Tribunal e Secretaria da Segurança agilizará emissão de exames de corpo de delito

Ouvir: Acordo entre Tribunal e Secretaria da Segurança agilizará emissão de exames de corpo de delito

Os laudos dos exames de corpo de delito de processos da Lei Maria da Penha terão prioridade em Fortaleza. Isso será possível devido a Termo de Cooperação Técnica assinado, na tarde desta segunda-feira (01/06), pela presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Iracema Vale, e pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Delci Teixeira.

Para a chefe do Poder Judiciário, a “cooperação entre as instituições é muito importante porque, se todos trabalharem com o mesmo objetivo, os projetos andam mais rápido e acontecem, beneficiando a sociedade cearense”.

O documento estabelece que o Tribunal, por meio do Juizado da Mulher, seja responsável por gerenciar os laudos e exames de corpo de delito recebidos e dê apoio institucional à manutenção do acordo.

Já na Secretaria Estadual da Segurança, a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) e a Perícia Forense do Ceará (Pefoce), estão responsáveis por enviar, via e-mail, os exames e laudos periciais diretamente para o Juizado da Mulher.

O secretário Delci Teixeira ressaltou que a parceria vai desburocratizar o trabalho. “Isso é muito importante porque algumas medidas que o Judiciário pretende tomar muitas vezes dependem de um laudo que possa embasar essa decisão. Então nada mais justo do que nós agilizarmos o envio desse laudo”.

A desembargadora Sérgia Miranda, presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJCE, está à frente da iniciativa. Ela afirmou que, somente em Fortaleza, mais de 16 mil processos tramitam no Juizado da Mulher. Com essa parceria, a atuação da Justiça poderá ser bem mais célere.

“Com certeza vai agilizar bastante e vai proporcionar que a juíza possa julgar os pedidos de prisão preventiva, com relação à Lei Maria da Penha, mais agilmente e com mais segurança”, destacou a magistrada.

Também participaram da solenidade os juízes auxiliares da Presidência do Tribunal, Cléber de Castro Cruz e Luciano Rodrigues, além do perito geral da Pefoce, Maximiniano Leite Barbosa Chaves.