Conteúdo da Notícia

Abertas inscrições para vaga de juiz no Conselho Nacional do Ministério Público

Abertas inscrições para vaga de juiz no Conselho Nacional do Ministério Público

Ouvir: Abertas inscrições para vaga de juiz no Conselho Nacional do Ministério Público

Estão abertas as inscrições para a vaga de membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na categoria de juiz. Os interessados devem se inscrever até o dia 4 de abril no portal do Superior Tribunal de Justiça (www.stj.jus.br). No ato, devem encaminhar currículo em formato padronizado.
Formado por 14 membros, que representam setores variados da sociedade, o CNMP tem como objetivo imprimir uma visão nacional ao Ministério Público. Ao Conselho cabe orientar e fiscalizar todos os ramos do MP brasileiro: o Ministério Público da União (MPU), que é composto pelos Ministérios Públicos Federal, Militar, do Trabalho, dos Estados e do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Presidido pelo procurador-geral da República, o Conselho é composto por quatro integrantes do MPU; três membros do MPE; dois juízes (um indicado pelo Supremo Tribunal Federal e outro pelo Superior Tribunal de Justiça); dois advogados, indicados pelo Conselho Federal da OAB; e dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada (um indicado pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal).