Conteúdo da Notícia

Vara de Penas Alternativas recebe Grupo de Leitura em Constelação Familiar

Vara de Penas Alternativas recebe Grupo de Leitura em Constelação Familiar

Ouvir: Vara de Penas Alternativas recebe Grupo de Leitura em Constelação Familiar

A Vara Única de Execução de Penas Alternativas e Habeas Corpus (Vepah) de Fortaleza promoveu o II Encontro do Grupo de Leitura em Constelação Familiar, nessa sexta-feira (24/03), no Fórum Clóvis Beviláqua. O projeto é oriundo do Movimento Olhar Sistêmico no Direito e tem como objetivo despertar o interesse dos profissionais do Judiciário para a existência da Constelação Familiar, técnica terapêutica, vista como uma ferramenta na resolução de conflitos.
O evento contou com a participação de psicólogos, advogados, entre outros servidores da Justiça, além de estudantes das áreas do Direito e Psicologia. Na ocasião, foi feita abordagem e estudo sobre o livro “As Constelações Familiares em sua Vida Diária”.
De acordo com as idealizadoras do projeto, as advogadas Ana Tarna dos Santos Mendes e Gabriela Nascimento Lima, ainda existe uma certa resistência para a implementação do método terapêutico: “Sabemos da resistência, mas entendemos que o Estado do Ceará não pode mais ficar à margem dos benefícios gerados pelo emprego das Constelações Sistêmicas nas relações judiciais, algo que já é realidade em mais de doze Estados do País”, afirma Ana Tarna.
O método terapêutico foi criado para que seja desenvolvido um pensamento sistêmico, usado como ferramenta para o resgate da dignidade, imagem corporal, autoestima, afetividade, relações de gênero e interpessoais e conflitos familiares, em vista de que muitas dificuldades pessoais, assim como os problemas de relacionamento são resultado de confusões nos sistemas familiares.
Segundo a psicologa da Vepah, Socorro Fagundes, em breve será inserido o uso das Constelações Sistêmicas na Vara de Penas Alternativas, com o intuito de desenvolver a pacificação social dos apenados.
A Vepah é uma unidade do Poder Judiciário, que fica instalada no Fórum Clóvis Beviláqua, na rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães, 220, bairro Edson Queiroz.