Conteúdo da Notícia

9º Juizado Especial de Fortaleza reduz em 89% número de processos conclusos para julgamento

Ouvir: 9º Juizado Especial de Fortaleza reduz em 89% número de processos conclusos para julgamento

Desde o início do TeleTrabalho, por conta do isolamento social causado pela pandemia, o 9º Juizado Especial Cível de Fortaleza vem reduzindo a quantidade de processos conclusos para julgamento. De março até esta sexta-feira (19/06), a unidade diminuiu o acervo dessas ações de 624 para 64 processos, o que representa uma redução de 89,74%. O Juizado localizado na Uni 7 – Centro Universitário 7 de Setembro, tem como titular o juiz José Evandro Nogueira Lima Filho.

A supervisora Lara Portela explica que desde o começo do ano a unidade vem atuando para reduzir gradualmente o acervo, mas por conta da suspensão do atendimento presencial, a equipe pode se dedicar mais a esses processos. “Decidimos que esse seria o foco durante a quarentena”.

Ela ressalta que o atendimento online tem contribuído bastante para a celeridade dos trabalhos. “Estamos fazendo atendimento pelo WhatsApp e por e-mail desde o começo da quarentena, e está dando certo. O online é mais ágil. Conseguimos responder de forma imediata, bem como atender todas as demandas. Se pudesse escolher preferia o atendimento online, com certeza. É mais prático, simples e rápido”.

Outro fator importante destacado pela servidora é o apoio do Núcleo de Produtividade Remota do 1º Grau do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Desde 6 de março, além do 9º Juizado, outras três unidades da Capital uma do Interior.

Para a assistente judiciária Valéria França, o TeleTrabalho tem sido de grande importância. “Uma unidade não se restringe somente a julgamentos, decisões e despachos. Lá temos outras atribuições, como atendimento presencial. Já em casa, isso não acontece. Em casa, é só a gente, a matéria a ser apreciada e o computador. A minha produtividade no TeleTrabalho duplicou”, revela.

Ela também afirma que a diminuição do acervo contribui para o trabalho do magistrado e dos demais servidores. “Com a redução a gente vai poder trabalhar com uma margem de tranquilidade para poder oferecer uma prestação jurisdicional mais célere. A produtividade fica bem maior”.